quinta-feira, maio 24, 2012

Rodolfo Zalla - ao mestre com carinho


Recebi do amigo Márcio Baraldi o documentário Rodolfo Zalla - ao mestre com carinho.
Baraldi é fã do trabalho de Zalla. Portanto, não se espere um trabalho isento. É uma obra de fã mesmo, o que fica claro nos ótimos extras. O melhor deles é sobre as capas proibidas do personagem Escorpião, que surgiu como uma cópia descarada do Fantasma, de Lee Falk e acabou ganhando um uniforme diferenciado nas mãos de Zalla.
No vídeo principal, o desenhista argentino conta a sua trajetória desde os primeiros desenhos até a atualidade. Nesse sentido, o DVD se encaixa na linha dos documentários atuais, em que o informante é colocado para falar e não há narrativa em off. Particularmente não gosto desse estilo. Há momentos em que uma narrativa em off ajuda, especialmente nesse caso, já que o sotaque de Zalla ainda é forte e ele é o único informante.
Ainda assim, é uma iniciativa interessante para conhecer um pouco de um dos quadrinistas mais atuantes do mercado, principalmente por seu trabalho de editor das revistas Calafrio e Mestre do Terror, onde muitos começaram a publicar, inclusive eu.
Que venham outros documentários semelhantes.
Em tempo: o DVD pode ser comprado no site da Comix.

1 comentário:

Marcio disse...

VALEEEEUUUUUU!!!!Abracos