terça-feira, agosto 14, 2012

A religião do egoismo

O vizinho que passa o dia inteiro com música religiosa no volume máximo tem me levado a refletir sobre os rumos atuais das religiões. As músicas têm frases como "Deus vai me ajudar a vencer", "Deus vai me dar o que eu quero", "Deus vai mudar a minha vida". O que aconteceu com o "Amai-vos uns aos outros"? O que aconteceu com a caridade (que inclui não prejudicar aos outros)?
Não há espaço nessas músicas para o amor ao próximo para a caridade.
Aliás, o simples fato de colocar música alta, incomodando os vizinhos é um bom exemplo dessa mensagem de egoismo.
Essa mensagem se reflete em várias situações. Recentemente um amigo foi processado pela diarista, que ia apenas um dia na semana, mas queria receber por todos os dias. Sabem quem sugeriu que ela mentisse para o juiz afim de conseguir dinheiro ilícito? O pastor da igreja.  O mesmo provavelmente que deve dizer às suas ovelhas para colocarem música em volume máximo.
É a religião do egoismo. 

Sem comentários: