terça-feira, maio 21, 2013

IV WEF - Workshop de Escrita de Ficção

Ocorrerá em junho a quarta edição do Workshop de Escrita de Ficção, evento conduzido por Alexandre Lobão e Oswaldo Pullen que traz palestras e oficinas com técnicas utilizadas pelos principais escritores de sucesso nos EUA e na Europa. 
Esta é uma oportunidade única para os autores que desejam aprender os recursos que Dan Brown, Sieg Larsson e J.K.Rowling utilizam tão bem e que resultam em livros que, simplesmente, o leitor não consegue parar de ler. Incrivelmente estas técnicas são pouco conhecidas na América Latina, onde encontramos faculdades para a formação de críticos literários, mas não de escritores. Nos Estados Unidos e Europa, universidades vêm aperfeiçoando seus cursos para escritores há mais de cinquenta anos, gerando um conjunto de técnicas que qualquer autor comprometido com a qualidade de seu trabalho não pode ignorar. 
O uso destas técnicas (consolidadas no exterior sob o nome de storytelling, ou a arte de contar) se reflete em obras bem estruturadas, coesas e altamente instigantes, que cativam o leitor e se tornam grandes sucessos de venda. Basta dizer que enquanto a CBL considera que uma obra de autor nacional que venda 20.000 exemplares pode ser considerada um sucesso de vendas, outras, de autores estrangeiros, como “O Código da Vinci” chegam a centenas de milhares e até a milhões de exemplares no país. 
O workshop abrange a teoria e exercícios práticos destas técnicas, ajudando o escritor a organizar seu trabalho desde a estruturação inicial da ideia que dará origem ao livro, conhecida como premissa, indo passo a passo até a produção das cenas e o seu refinamento. 
Esta forma de trabalho evita os erros comuns como pontas soltas na trama, personagens inconsistentes, além dos finais arranjados e sem uma ligação natural com a estrutura da estória, além de evitar o temível “bloqueio de escritor”. 
Assim aspectos ligados ao arco da trama, aos pontos de virada, à estrutura da cena e outros são discutidos e exercitados ao longo do seminário, que também conduz os participantes à construção de personagens consistentes e que falem à alma do leitor. 
Como resultado, temos um evento que ultrapassa as expectativas dos participantes - veja depoimentos em http://workshop.escritacriativa.net. Vagas limitadas – inscreva-se já!

Textos para o Twitter: 
• As edições anteriores foram um sucesso. Veja depoimentos e inscreva-se no IV Workshop de Escrita de Ficção em http://bit.ly/Escrita 
• Quer aprender a escrever como os profissionais? Inscreva-se já no IV Workshop de Escrita de Ficção em http://bit.ly/Escrita! 
• Descubra os segredos dos autores de best-sellers internacionais! IV Workshop de Escrita de Ficção, inscrições em http://bit.ly/Escrita 
• Sabe aquele livro que você não consegue largar? Quer aprender as técnicas do autor? IV Workshop de Escrita de Ficção http://bit.ly/Escrita 
• Conheça as técnicas p/ aperfeiçoar sua arte de Escrever. Inscreva-se! IV Workshop de Escrita de Ficção http://bit.ly/Escrita #Literatura

Perguntas Frequentes
O que é o IV Workshop de Escrita de Ficção?
 É um seminário voltado para os interessados em escrever ficção. Isto envolve aqueles escritores que querem trabalhar com romances, contos, além de roteiristas, pois o nosso trabalho lida com o que os americanos chamam de storytelling e que em português a gente poderia traduzir como a arte de contar estórias. 
E qual é o seu conteúdo? 
O que nós ensinamos e fazemos os praticantes exercitar são as técnicas de estruturação da trama, da construção de cenas e suas partes, desenvolvimento de personagens e os artifícios para prender a atenção dos leitores. O workshop apresenta técnicas para estruturar o trabalho do escritor desde a ideia inicial até o planejamento das cenas, dos pontos de virada e do clímax da estória, oferecendo uma organização que orienta seu trabalho e evita os temíveis “bloqueios de escritor”. 
O que é que acontece durante o workshop? 
Nós acreditamos que somente a prática pode levar ao aprendizado e é este o enfoque didático que damos ao treinamento. Assim, o peso das oficinas equivale ao das palestras, e todos os tópicos abordados são objeto de exercícios individuais ou em grupo. 
Por que é que vocês resolveram ministrar este workshop? 
Os escritores latinos em geral têm sua capacidade literária mais desenvolvida do que seu lado técnico, aquele voltado para o storytelling. Isto não é nenhuma característica diferenciada de nossa parte, mas sim porque as universidades e as academias no Brasil estão muito mais voltadas para o aspecto literário do que para a eficiência do contar. 
O que é que ele tem de diferente em relação aos outros workshops? 
Como dissemos, a não ser quando ministrado por raros professores visitantes, os workshops realizados no Brasil não envolvem as técnicas de escrita de ficção, sendo muito mais voltados para o lado da estética da escrita, ou seja, seu lado literário. Focam em detalhes do texto ao invés de prover uma visão mais ampla sobre a trama e o seu desenvolvimento. 
Qual é a vantagem de escrever um livro de forma planejada? 
Para iniciar, é o ganho de tempo. O livro se inicia já com o seu destino conhecido. Isto evita as idas e vindas de um livro escrito sem o planejamento, assim como pontas soltas na trama, imprecisão no arco dos personagens, e finais inconsistentes. 
Será que escrever assim não perde a graça? 
Quem tem que ter a surpresa é o leitor. O escritor deve manter o controle da estória, planejando o que vai mostrar e até onde vai esconder suas armas. Planejar e desenvolver de forma calculada as cenas e os personagens de uma trama são objeto de um grande prazer para os autores. 
Onde e quando será? Como consigo mais informações? 
O IV Workshop de Escrita de Ficção acontecerá no CCB, Centro Cultural de Brasília, de 21 a 23 de junho de 2013, e será coordenado pelos escritores Alexandre Lobão e Oswaldo Pullen. Mais informações e inscrições no site do evento: HTTP://Workshop.EscritaCriativa.Net

Sem comentários:

Enviar um comentário