Para visualizar a noção de que a quantidade de
informações está relacionada à multiplicidade de possibilidades de respostas
(variedade), imagine que os quadrados abaixo são caixas, uma das quais está
cheia de bombons. A outra, vazia. Você é desafiado a descobrir qual das duas
está cheia de guloseimas, e deve fazer perguntas cujas sejam sim ou não.
A
|
B
|
Vamos imaginar que você pergunte: é
a A? A resposta pode ser sim ou não.
Nesse
caso, a informação é dada entre duas respostas possíveis do tipo sim ou não. É
um bit. Trata-se do que ocorre, por exemplo, com o interruptor de luz, que só
permite duas possibilidades de mensagens: aceso/apagado.
A
descoberta da caixa premiada teria muito mais informação se as possibilidades
fossem quatro, pois a incerteza seria maior.
A
|
B
|
C
|
D
|
A
quantidade de informação dobraria no caso abaixo.
A
|
B
|
C
|
D
|
E
|
F
|
G
|
H
|
Agora
a resposta correta seria uma entre oito possibilidades.
Para descobrir qual é a caixa premiada, o
concorrente poderia fazer perguntas do tipo sim/não (bit). Como atacar o
problema?
Uma
possibilidade seria ir perguntando em seqüência:
É o
A?
É o
B?
É o
C?
Esse
método, no entanto, se revelaria desgastante se a resposta correta fosse o H.
Seriam necessárias sete perguntas para descobrir a solução.
Imaginemos,
no entanto, que só sejam permitidas três perguntas. A Teoria da Informação
propôs uma fórmula otimizada para se chegar à solução. Bastaria dividir o
conjunto em dois grupos: A-D e E-F.
Assim,
a primeira pergunta seria:
A
caixa premiada está no conjunto A-D?
Resposta:
Não.
Conclui-se
que a caixa está no conjunto E-H. A segunda pergunta dividiria o conjunto em
dois grupos (bits):
A
caixa está no conjunto E-F?
Resposta:
Sim.
A
pergunta seguinte seria simples. Afinal, a caixa só pode ser E ou F.
Basta
indagar:
É o
F?
Se a
resposta for sim, F é a premiada. Se for não, será a E.
Foram
necessárias três perguntas para se chegar à solução, portanto a resposta teria
três bits.
Utilizando-se
desse método, a teoria da informação conseguiu calcular a quantidade de
informação em cada mensagem. A linguagem binária tornou possível os
computadores.
Para
transmitir uma mensagem ao computador, devemos codifica-la em conjuntos do tipo
sim ou não em que 1 seria sim e 0 seria não.
O
número 9 em código binário fica: 1001.
Para
transmitir ao computador a imagem de um círculo basta montar uma tabela com
diversos quadrados. O sim representa o quadrado preenchido e o não o vazio.
Quanto maior a quantidade de quadrados, maior a resolução e maior a quantidade
de bits.
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