A
teoria da hierarquia das necessidades de Abraham Maslow afirma
que as pessoas tendem a adotar uma hierarquia de necessidades, só subindo na
pirâmide depois que as necessidades mais básicas estão satisfeitas.
As primeiras
necessidades são fisiológicas e se referem a ações essenciais para a existência
do ser humano, como comer, dormir, beber. Comidas e bebidas são exemplos de
produtos voltados para a satisfação dessa necessidade. Outros produtos menos
óbvios também focam nos benefícios fisiológicos: facas, garfos e pratos, por
exemplo, ajudam a pessoa a comer.
Satisfeitas essas necessidades, o indivíduo
passa para as necessidades seguintes, de segurança. Ela consiste em se sentir
seguro, livre de perigos. Muros, alarmes e cerca elétrica são produtos que se
encaixam nessa necessidade.
A necessidade de
relacionamento surge quando a pessoa sente que está segura, que não corre
riscos. É a necessidade de fazer parte de um grupo, de ser querido e aceito.
Sites de relacionamento, times de futebol e até cerveja são produtos focados
nesse benefício.
Se o relacionamento
consiste em fazer parte de um grupo, o status consiste em estar acima dele, ser
admirado e invejado. Um carro Ferrari e um relógio Rolex são exemplos de
produtos que fazem a pessoa se destacar dos demais, já que não é todo mundo que
pode ter esses produtos. Da mesma forma, coleções são focadas em públicos que
buscam status. Ter uma obra de arte assinada por um grande mestre da pintura
diferencia a pessoa do restante dos mortais.
A autorrealização é uma
necessidade mais sutil e representa a necessidade da pessoa de se sentir bem
consigo mesma, de se sentir realizada. Pode ser desde uma viagem ao redor do
mundo a um curso universitário ou mesmo uma religião.
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