A análise do estilo de
vida do consumidor indica oportunidades de mercado e forma de conquistar esse
público. Um mercadinho no Rio de Janeiro se viu ameaçado pela inauguração de um
hipermercado nas proximidades. Mas, depois de uma pesquisa informal, descobriu
que muitas pessoas do bairro eram solteiras, tinham vida corrida, usavam muito a
internet e não gostavam de sair de casa para fazer compras. Assim, ele ofereceu
um revolucionário serviço de entrega: a pessoa mandava a lista de compras pelo
email e recebia em casa os produtos. Com isso, as vendas não só não caíram,
como também aumentaram.
Um organizador de raves
descobriu que seu público-alvo não gostava de assistir à televisão aberta e não
ouvia rádio (pois preferia ouvir mp3). Com essa descoberta, duas formas de
divulgação mais convencionais foram imediatamente eliminadas. A mesma pesquisa
demonstrou que o cliente gostava de frequentar boates. Assim, foram feitas
ações de guerrilha nas portas das boates, com distribuição de panfletos que
davam direito a descontos na compra do ingresso para a rave.
Surpreendentemente, 90% dos panfletos foram usados para compra do ingresso. Ou
seja, um aproveitamento muito grande para uma estratégia promocional barata.
Também as
características relativas ao uso do produto podem dar indicações valiosas de
estratégias de marketing. O dono de uma banca de revista que percebe que o
consumidor sempre compra revistas de negócios pode indicar outras revistas do
mesmo gênero.
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