A promoção é a parte do mix promocional que cria
incentivos para que o consumidor compre. A propaganda também faz isso, mas ela
costuma levar muito tempo para fazer efeito. A promoção, ao contrário, tem
resultados imediatos. Uma promoção bem feita enche a loja.
Mas antes de sair por aí fazendo promoções, é bom
saber que elas também têm seu lado negativo. O primeiro deles: os resultados
duram pouco tempo. Além disso, podem diminuir as vendas dos meses seguintes.
Alguns analistas acreditam que a ênfase nas
promoções, que ocorreu no Brasil no final dos anos 1990, ensinou o consumidor a
procurar sempre o preço mais baixo ou o produto em promoção, tirando o foco da
fidelidade à marca.
As promoções de vendas também não são uma fórmula
mágica para o sucesso. Elas só funcionam se o restante do mix de marketing
estiver ok. Não adianta, por exemplo, fazer uma promoção de um produto de
qualidade inferior, cujas vendas estão em queda justamente por isso. A promoção
só vai fazer com que mais e mais pessoas descubram o quanto o produto é ruim. A
promoção também não compensa uma equipe de vendas maltreinada, pouco simpática,
que não conhece o produto. Se com a loja vazia os seus vendedores já são um
desastre, imagine com a loja cheia por causa de uma promoção!
Por outro lado, as promoções de vendas podem fazer
muitas coisas:
- Estimular o entusiasmo
da equipe de vendas para um produto novo ou melhorado;
- Revigorar as vendas de
um produto já estabelecido no mercado;
- Facilitar o lançamento
de novos produtos no mercado;
- Conseguir mais espaço
para o produto no ponto de venda, aumentando a chance de o consumidor
visualizá-lo;
- Neutralizar a
publicidade e a promoção de venda da concorrência;
- Levar o consumidor a
provar um produto novo no mercado;
- Estimular compras
repetidas;
- Aumentar a
comercialização do produto, estimulando o consumidor a estocar;
- Reforçar a
publicidade.
As promoções de vendas não precisam ser
direcionadas apenas para o consumidor final. Muitas empresas fazem promoções
para vários tipos de públicos ao mesmo tempo: o varejista, os funcionários e o
consumidor. Com isso, consegue-se o empenho e o interesse de todas as partes
envolvidas, obtendo sucesso.
Em alguns casos, isso se torna extremamente
necessário. É o caso dos concursos. Por regra, os funcionários e seus parentes
não podem participar e isso pode causar desestímulo entre os funcionários, que
se sentem discriminados. Para evitar isso, a empresa pode lançar um concurso
apenas para eles.
Sem comentários:
Enviar um comentário