sexta-feira, junho 02, 2017

É verdade que o fusca foi criado pelos nazistas?


Sim, Volkswagen significa carro do povo em alemão. O famoso fusquinha foi criado a mando de Hitler, que queria um carro popular, de boa qualidade, que pudesse quebrar os privilégios automobilísticos da classe rica. Quando Hitler chegou ao poder, em 1933, a Alemanha só tinha um carro para cada 100 habitantes, enquanto a França tinha 28 e os EUA um para cada seis. Apaixonado por carros, ele decidiu que cada alemão teria um carro popular.
Em 1933 um assessor de Hitler procurou Ferdinand Porshe, que já vinha elaborando planos para um carro popular. Porshe não ficou muito empolgado porque tinha um sócio judeu, mas acabou  indo ao encontro com o ditador.
Hitler não fez um convite, mas uma intimação. Porshe deveria produzir um carro que pudesse transportar de quatro a cinco adultos, atingir uma velocidade de 100 quilômetros por hora, fazer 14 quilômetros por litro e custar abaixo de mil marcos.
Era uma missão quase impossível, até porque Hitler queria que a prestação fosse de apenas 20 marcos mensais, mas Porshe, sem saída, acabou aceitando.
Inicialmente Hitler pretendia dar o projeto para as quatro principais montadoras do país, mas depois mudou de idéia e resolveu criar uma estatal, a Volkswagen, para produzir o novo carro. A fábrica foi inaugurada em 1937 e muitos alemães aderiram ao consórcio. Mas não chegaram a receber seus carros. Com o início da guerra, toda a produção foi destinada a carros de guerra.

Aliás, o fusca fez muito sucesso na II Guerra. Era um carro confiável, que não quebrava mesmo em situações difíceis, como o front africano. Dizia-se que ele passava até onde um camelo não conseguia passar. 

Sem comentários: