Sim, Volkswagen significa carro do povo em alemão. O famoso
fusquinha foi criado a mando de Hitler, que queria um carro popular, de boa
qualidade, que pudesse quebrar os privilégios automobilísticos da classe rica.
Quando Hitler chegou ao poder, em 1933, a Alemanha só tinha um carro para cada
100 habitantes, enquanto a França tinha 28 e os EUA um para cada seis.
Apaixonado por carros, ele decidiu que cada alemão teria um carro popular.
Em 1933 um assessor de Hitler procurou Ferdinand Porshe,
que já vinha elaborando planos para um carro popular. Porshe não ficou muito
empolgado porque tinha um sócio judeu, mas acabou indo ao encontro com o ditador.
Hitler não fez um convite, mas uma intimação. Porshe
deveria produzir um carro que pudesse transportar de quatro a cinco adultos,
atingir uma velocidade de 100 quilômetros por hora, fazer 14 quilômetros por
litro e custar abaixo de mil marcos.
Era uma missão quase impossível, até porque Hitler queria
que a prestação fosse de apenas 20 marcos mensais, mas Porshe, sem saída,
acabou aceitando.
Inicialmente Hitler pretendia dar o projeto para as
quatro principais montadoras do país, mas depois mudou de idéia e resolveu
criar uma estatal, a Volkswagen, para produzir o novo carro. A fábrica foi
inaugurada em 1937 e muitos alemães aderiram ao consórcio. Mas não chegaram a
receber seus carros. Com o início da guerra, toda a produção foi destinada a
carros de guerra.
Aliás, o fusca fez muito sucesso na II Guerra. Era um
carro confiável, que não quebrava mesmo em situações difíceis, como o front
africano. Dizia-se que ele passava até onde um camelo não conseguia passar.
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