A Itália não tem nenhuma banda significativa de punk rock. Mas sua contribuição para o movimento veio na forma dos quadrinhos de um andróide enlouquecido chamada Ranxerox.
O
cenário de suas degradantes aventuras é uma Roma cyberpunk e apocalíptica. Todo o romantismo da cidade
eterna foi substituído por decadência,
sordidez, indiferença e ultraviolencia. Na metrópole superpovoada, o trafico e o uso de drogas
pesadas e corriqueiro, as pessoas são
indiferentes à violência, mulheres se prostituem a troco de nada e a pedofilia
é o modo mais rotineiro de relacionamento sexual.
Em
meio ao caos urbano, dois personagens anárquicos e amorais: Ranxerox, uma
mistura de homem robô e gorila que dá nome
a série, e sua namoradinha ninfeta Lubna, uma junkie de apenas 12 anos
com cara de criança e jeito de dominatrix . Essa brutalidade em forma de HQ foi produto da parceria entre
dois gênios do ofício: o roteirista Stefano Tamburini e o desenhista Tanino
Liberatore.
Em
1977 a Itália vivia seus anos de chumbo. Dividida entre os ataques das brigadas
vermelhas e da ultra direita, o pais vivia anos de caos. Stefano tamburini e Tanino
Liberatore captaram como ninguém o momento, nas paginas de Ranxerox.
Egresso
da revolucionaria revista Caniballe (berço do novo quadrinho punk italiano)
Tamburini brincava com os clichês
da ficção científica, fazendo parecerem extremamente
originais. Ele acrescentava na trama
alguns elementos que passariam batido em outro tipo de história, mas que causam
bastante estranhamento numa sci-fi, tais como carros vintage, monumentos
históricos da antiguidade, bandas do pós-punk britânico, astros de Hollywood,
etc.
A
dupla frequentemente lançava mão da
metalinguagem para advertir o público de que tudo aquilo era mentira: em
diversas ocasiões podemos avistar "figurantes" lendo exemplares da
Frigidaire ou de algum modo fazendo referência aos quadrinhos, chegando ao
cúmulo de Lubna, em determinado momento, dizer que "está cansada de vagabundear
dentro de um gibi de merda".
Por
outro lado, o roteirista tinha uma imaginação tão fértil para criar absurdos
que o maior prazer em ler o que ele escrevia não reside na apreciação de um
enredo bem construído ou na beleza estética de suas palavras, mas sim em
adivinhar qual seria a próxima bizarrice que cruzaria o caminho dos
protagonistas.
Bizarrices
muito bem ilustradas pela arte “renascentista” de Tanino e sua técnica e
anatomia impecáveis.
Em
abril de 1986, a dupla trabalhava o terceiro capítulo quando Stefano Tamburini exagerou no uso de heroína e morreu. Nessa
época, sua criação já era uma mania, sendo editada em revistas como a Heavy
Metal, a espanhola El Víbora, a francesa L'Echo des Savanes e a brasileira
Animal (fez muito sucesso no Brasil ).
Durante
os anos 80, Ranxerox foi
considerado um dos “símbolos dos anos 80
“ , virou jogo de videogame e sua adaptação cinematográfica já foi anunciada
milhares de vezes. Apesar de ser um
personagem Cult, desde a morte de seu criador a criatura nunca mais deu as
caras nos quadrinhos.
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