O
ideal é ter um ponto de venda no centro ou em um bairro? Em local de alto padrão
ou popular? Tudo vai depender do tipo de produto oferecido e público-alvo
desejado. Mas, para lojas em bairros é bom tomar certos cuidados.
Um
bom início é sempre ter noção do nível de emprego das pessoas que residem ou
mesmo transitam pelo local. É a partir desse ponto que se tem noção da classe
social dos moradores e dos transeuntes da localidade. É um ponto-chave na hora
de decidir se seu ponto de venda terá mercado ou não.
Analisar
a vitalidade da área é um complemento ao estudo de nível de emprego. Para isso,
é necessário avaliar o quão as pessoas de determinado bairro saem às compras
pelas redondezas. Se for constatado que a maioria prefere comprar em outros
bairros ou centros comerciais, o melhor é não insistir. É um sinal claro de que
o bairro não comporta PDVs.
Também
é interessante estar atento à legislação. Algumas cidades proíbem comércio em
determinadas áreas. É melhor se informar sobre isso do que ser pego de
surpresa.
Outro
fator relevante é o trânsito. Há ponto de ônibus nas proximidades? Há espaço
para estacionar ou é necessário criar um estacionamento próprio? O local é de
fácil acesso? Todas essas variáveis são importantes e precisam ser levadas em
consideração quando se pensa em um ponto de venda em bairros. Isso influi
diretamente na questão da proximidade dos consumidores com o ponto de venda.
Não adianta ter um PDV apresentável, com ótimos produtos à mostra, e estar
localizado em um local onde quase não há tráfego de pessoas. O PDV ideal está
sempre próximo dos seus consumidores.
Claro,
atrações também são importantes. Pois é isso que diferencia determinado ponto
de venda dos demais. Há vários elementos que contribuem para a satisfação do
cliente. Mas para “fisgar” o consumidor uma boa apresentação é indispensável.
Por exemplo, uma loja de roupas infantis, com certeza, estará à frente de suas
concorrentes se oferecer um espaço de distração para as crianças. Nesse caso,
algumas pessoas até sairão um pouco da rota só para ter esse benefício. Dessa
maneira há duas vantagens, manter as crianças ocupadas e dar mais tempo para as
mães escolherem o que querem.
Algo
interessante e que funciona como um bônus para o PDV é a proximidade com
bancos. Atualmente este é um ponto fundamental. Quase ninguém anda com grandes
quantias de dinheiro na carteira. Estar localizado próximo a bancos é garantir
que seus clientes terão acesso a suas contas, além de agregar valor a seu ponto
de venda, já que, o consumidor, além de poder fazer compras, pode aproveitar
para utilizar qualquer outro serviço bancário. Ou mesmo o contrário. Ele
poderia ter como foco o banco e aproveitar para lhe fazer uma visita.
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