Um
erro bastante comum que acomete as pessoas afoitas em abrir o próprio negócio é
o entusiasmo ao ver uma loja desocupada. O correto, nesses casos, é fazer um
estudo para ver se o local realmente é apropriado. Se a loja está desocupada,
de três, uma: ou o antigo dono era um mau administrador e não soube manter o
próprio negócio ou o contrário: foi tão bem que cresceu e agora está em um
local maior e melhor. Porém, a variável mais perigosa e que deve ser mais
levada em consideração é: saber se há consumidores que transitam pelo local.
Muitas vezes a falta de público foi o que motivou o antigo proprietário, ali
instalado, a se mudar.
Este
é outro risco do mundo dos negócios: o aluguel barato. Em local inadequado, o
barato pode sair caro. Há de se tomar cuidado com aluguéis muito em conta. Às
vezes um imóvel possui baixo aluguel por ser um ponto desvalorizado, de pouco
trânsito ou escondido, se comparado aos vizinhos. Vale a máxima: pesquisar,
perguntar e analisar sempre. Se possível, passe uma tarde ou mais nas
redondezas para observar o movimento.
Alguns
concorrentes são sempre bem-vindos. Eles valorizam o espaço e até mesmo o
produto oferecido, caso os deles tenham qualidade inferior ou preço muito
elevado. No entanto, muitos concorrentes aglomerados em um mesmo local não é
vantajoso. Especialmente se os concorrentes tiverem tradição. Abrir, por
exemplo, uma nova boutique perto de outras com mais de 10 anos e clientela
cativa é um tiro no pé. Se não houver uma grande inovação para oferecer, é
melhor escolher um local exclusivo. Entrar em briga com esse tipo de
concorrente só dá dor de cabeça e prejuízos.
A
mudança do local, muitas vezes motivada por forças externas, como geográficas,
deve ser muito bem estudada. Um exemplo é a reestruturação de uma rodoviária
que ocasione a inacessibilidade ao PDV. Esse tipo de alteração geográfica
retira a freguesia das proximidades. Assim, o melhor é conhecer bem seu público
e saber para onde eles irão migrar para acompanhar a mudança.
Outro
fator muito importante que não se deve negligenciar é com relação à análise dos
clientes. É a partir dela que será necessário definir a segmentação e o
posicionamento da empresa e comparar com o perfil do local. Se o seu negócio se
baseia em produtos para a massa, o ideal é procurar locais de grande trânsito
de pedestres. Se, ao contrário, forem produtos de alto padrão, de grande valor,
o correto é procurar pontos de vendas sofisticados, como um shopping center ou
um aeroporto.
A
área de influência é a área geográfica de onde a loja obtém a maior parte de
seus clientes. Com certeza, esse é um aspecto a se tomar cuidado. Ainda mais
tendo em vista que, a partir de certo ponto, os consumidores preferem o
concorrente. Nesse caso, o ideal é se posicionar em um local onde os
concorrentes possuem nitidamente qualidade inferior, tornando, assim, o seu
produto ou serviço como ponto de referência. Além disso, entender a área de
influência permite concentrar recursos de comunicação em que se é mais forte,
por exemplo.
Algumas
empresas conseguem estender a área de influência graças à reputação da loja,
qualidade do produto, ou serviço extra. Uma padaria de bairro, por exemplo, que
tenha tanta variedade e produtos tão bons pode atrair até mesmo clientes de
outros bairros.
Outra
maneira de ampliar a área de influência é estabelecer serviços de entrega.
Através do serviço por telefone, uma pizzaria consegue atender toda uma cidade
ou bairros selecionados, não estando restrita às redondezas do PDV.
Existem
várias formas de identificar a área de influência. Análise das placas de
carros, pesquisa de mercado, análise dos cheques e cadastro de lojas são as
formas mais comuns.
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