O
briefing é uma descrição geral da situação da empresa, do mercado e dos
concorrentes. É uma grande bobagem fazer uma estratégia de promoção para uma
empresa antes de ter um bom diagnóstico desses itens. Um bom briefing deve
analisar os pontos fortes e fracos da empresa. Deve analisar também o tamanho e
a tendência do mercado.
Em agências pequenas, o próprio publicitário faz o briefing, mas é uma situação
incomum e provavelmente pouco aconselhável, já que a experiência tem
demonstrado que a boa relação com os clientes não é exatamente uma
característica da equipe criativa. Na maioria das agências, fazer o briefing é uma obrigação do contato, que faz parte do
setor comercial.
Algumas
perguntas que devem ser respondidas pelo briefing:
- Quais os pontos fortes
e fracos do produto?
-
O que difere o produto dos seus concorrentes?
-
Quem são os concorrentes?
-
Qual a estratégia de comunicação atual da empresa?
-
Qual a estratégia de comunicação do concorrente?
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Qual das duas estratégias tem funcionado melhor?
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Qual o objetivo da campanha?
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Quem é o público-alvo? Quais são os seus hábitos? Qual a sua classe econômica?
Onde ele vive?
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O que o público-alvo espera do produto?
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Qual a imagem que o público-alvo tem do produto? E do concorrente?
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Qual é o padrão estético do público-alvo?
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Quanto o cliente tem para investir?
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