domingo, novembro 05, 2017

Marketing: diferenciação do produto

Do ponto de vista do consumidor, a propaganda deve considerar o significado, ou seja, quais atributos o consumidor associa ao produto. Deve-se levar em consideração também a personalidade do produto. Isso significa que os consumidores dão características humanas a eles. Por exemplo, o Gol é confiável, o Ford K é feminino. Essa imagem deve refletir o posicionamento. Pense: qual posição o seu produto ocupa na mente dos consumidores? O posicionamento é uma ou duas palavras-chaves que o consumidor usa para definir o produto. Sem ele, o ponto de referência é perdido, assim como a venda.
O que diferencia seus produtos dos da concorrência? Essa diferença traz alguma vantagem para o consumidor? Os consumidores conhecem a diferença entre seu produto e o da concorrência? Se não conseguir responder a essas perguntas, volte ao início e tente de novo. Definir exatamente a diferença do que vende ou produz perante os concorrentes vai ajudá-lo a posicionar-se e dar ao consumidor parâmetros de escolha.
Essas diferenças podem ser no sistema de produção, como um café embalado a vácuo, ou o bico diferenciado de uma garrafa, ou mesmo produtos alimentícios produzidos sem manipulação humana.
Outra diferença pode estar nos componentes do produto e suas características. Uma caixa d’água Brasilit, por exemplo, não tem amianto, uma substância cancerígena. Essa, então, se torna uma diferença e marca da empresa.
A procedência dos componentes também pode ser um diferencial. Um restaurante que trabalha com produtos originários de fazendas que não usam agrotóxicos se diferencia na cabeça do consumidor, posicionando-se como aquele que oferece alimentos mais saudáveis.
Outro diferencial pode estar no design. Um exemplo interessante é o caso de uma lixeira, geralmente tida como algo sem valor dentro de uma residência ou mesmo escritório. Mas uma lixeira se destaca das demais pelo formato, o que fica evidente no slogan: “Não é só uma lixeira, é elegância para o seu banheiro.” Logo se percebe que o produto tinha como posicionamento o design. Quem quiser simplesmente uma lixeira dificilmente vai se impressionar com isso, mas quem estiver interessado em status certamente vai se sentir tentado pela proposta de colocar elegância no banheiro. 
Outro diferencial pode ser um produto ampliado. Produto ampliado é quando se oferece ao consumidor algo que ele não está esperando, algo a mais, além das expectativas. Alguns bons cases são os do Prestobarba com listra antialérgica e biscoito em pote que pode ser usado para guardar outras coisas.

Qualquer uma dessas características pode ser focada na publicidade para diferenciar o produto de seus concorrentes, fazendo com que ele se destaque no mar de anúncios que o consumidor recebe diariamente. 

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