Ainda
não se sabe exatamente quais as características e qual o alcance da internet
como veículo de propaganda. No entanto, a internet é a mídia que mais cresce no
mundo. No Brasil, até há pouco tempo, o número de internautas dobrava a cada
ano.
Sabe-se
que os usuários entram na internet em busca de diversão e interatividade, razão
pela qual os chats estão sempre cheios. Propagandas criativas, que estimulem a
interação são bem-vindas. Além disso, produtos que patrocinam sites com os
quais o público se identifica também são uma boa opção. A internet permite ainda
o mailing list, possibilitando uma comunicação
direta e rápida com o consumidor. Mas evite o spam. Ele geralmente depõe contra
a empresa, já que são propagandas ou comunicações feitas sem muito critério. O
ideal é colocar no site da empresa um link para cadastro de pessoas que quiram
receber informações sobre a empresa e seus produtos.
Bons
sites de empresas devem oferecer serviços, e não ser um simples catálogo
de produtos. Assim, um site de uma livraria pode trazer artigos e crônicas de
seus autores, sites de cereais podem trazer informações nutricionais ou de
esportes, sites de vendas de carros podem trazer curiosidades sobre os carros,
informações para colecionadores etc. Na internet, quanto mais interatividade
com o usuário e informações melhor.
Os
blogs são uma forma rápida de comunicação com o público-alvo. Em 2009, o blog
da Petrobras chamou muita atenção, virando inclusive notícia na mídia. Muitas
empresas e profissionais estão usando também o Twitter
para vender seus produtos, com bons resultados. Também é interessante
incentivar e monitorar a mídia espontânea, ou seja, a situação em que o próprio
internauta divulga a empresa ou seus produtos. Além disso, as redes sociais –
como Facebook e Twitter – podem ser usados para diagnosticar a opinião dos
internautas sobre produtos e empresas.
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