Existem alguns objetivos fundamentais
da comunicação. Antes de pensar em objetivos específicos, é necessário pensar
em objetivos gerais.
Em
primeiro lugar deve-se criar o desejo pela categoria. Esse objetivo é escolhido
quando os consumidores não estão acostumados com determinado tipo de produto.
Ninguém sabia que precisava de Coca Zero antes de ser informado disso. Ninguém
sabia que precisava de um fio dental até ver o anúncio publicitário explicando
que a escova não chegava a todos os locais dos dentes.
Empresas
internacionais já tiveram prejuízo ao introduzir no Brasil um produto novo sem
antes gerar desejo pela categoria. A manteiga de amendoim Amendocrem, por exemplo, até hoje não caiu no gosto
popular porque não foi gerado um desejo pela categoria.
Outro
objetivo é criar a consciência da marca. Aí é quando o consumidor já conhece e
gosta do produto, mas ainda não consegue distinguir exatamente os benefícios de
uma determinada marca. A garrafa saia-funil (também chamada Mae West) foi uma iniciativa da Coca-Cola de se
diferenciar dos concorrentes, criando uma ampla consciência da marca por parte
do público consumidor.
Quem não se lembra da propaganda da Parmalat
com as crianças vestidas de bichinhos? Esse é um ótimo exemplo de ações feitas
para incrementar o conhecimento da marca.
Por
outro lado, muitos produtos não vendem bem porque o consumidor não conhece suas
qualidades ou não sabe como usá-lo. É aí que entra o objetivo de melhorar o
conhecimento das características a respeito do produto.
Melhorar
a imagem da empresa ou do produto é outro objetivo comum.
Se
em alguns casos a principal preocupação é melhorar a imagem da empresa, em
outros é melhorar a imagem do produto. Foi o caso já citado das sandálias
Havaianas, que eram vistas como um produto de pobre. Após uma excelente
campanha publicitária, a sandália passou a ser vista como um item de moda.
Aumentar
as vendas em curto prazo é o objetivo, por exemplo, das campanhas de filmes,
que precisam dar um retorno imediato. O sucesso de um filme é dado pela sua
abertura. Uma abertura ruim pode fadá-lo ao fracasso, razão pela qual as
produtoras investem muito em publicidade nos dias do lançamento da
película.
Apoiar
outras ações de marketing também é um objetivo comum. Não adianta fazer um belo
concurso, com prêmios atrativos, se ninguém ficar sabendo. Nesse sentido, até a
estratégia de exibir o prêmio é uma forma de cumprir com esse objetivo.
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