Os concursos e sorteios
se diferenciam pelo fato de que, no concurso, o consumidor precisa realizar uma
atividade para ganhar. No sorteio, ele conta apenas com a sorte.
Os concursos são muito
mais difíceis de operacionalizar do que os sorteios, mas, se bem feitos,
costumam virar uma febre. Todo mundo se lembra, por exemplo, do Show do Milhão,
em que consumidores de produtos (Nestlé, cartões Bradesco) tinham que responder
perguntas para poder concorrer a até um milhão de reais.
Há algum tempo a rádio
Joven Pan promoveu o concurso “Faça uma loucura pela Joven Pan”, o que levou a
diversas ações de divulgação de sua marca, gerando uma bela mídia espontânea.
Atualmente, em tempos
de internet e de marketing viral, muitas empresas estão fazendo concursos em
que os consumidores são estimulados a fazer vídeos sobre o produto. Os vídeos
mais criativos ganham os prêmios e tornam-se virais.
Um aspecto importante
tanto nos concursos quanto nos sorteios é que o consumidor deve visualizar o
prêmio. Colocar o prêmio na frente do ponto de venda já virou praticamente
padrão nesse tipo de promoção, mas uma empresa de Belém (PA) inovou, colocando
os vários carros que seriam prêmios para seus clientes pendurados por um
guindaste na área. Isso gerou grande interesse por parte da clientela e até
mesmo um buzz marketing. Afinal, todo mundo queria ir lá ver os tais carros
pendurados por um guindaste.
Um detalhe importante
tanto sobre concurso como sobre sorteios: eles devem ser registrados na Receita
Federal, até para que seja providenciado o pagamento de impostos dos prêmios.
Sem comentários:
Enviar um comentário