segunda-feira, julho 09, 2018

Quem foi Wilhelm Keitel?


Wilhelm Keitel, chefe do OKW (Alto-Comando da Forças Armadas), foi um dos principais oficiais nazistas e o responsável pelo tribunal que julgou os oficiais supostamente envolvidos no atentado contra Hitler.
Keitel nasceu em Helmscherode, na Baixa Saxônia.
Iniciou sua carreira militar em 1901, fazendo parte da artilharia de campo. Foi seriamente ferido durante a I Guerra Mundial e condecorado com a Cruz de ferro.
Ao recuperar-se, foi promovido a oficial do Estado-Maior alemão.
Em 1924 foi promovido a chefe do departamento organizacional, cargo que continuou exercendo mesmo depoi da chegada do Partido Nazista ao poder. Em 1935 tornou-se chefe do Escritório das Forças Armadas.
Em 1937, foi promovido a General e pouco depois assumiu a direção do Comando Supremo das Forças Armadas.
Durante a guerra, ele se mostrou cauteloso. Foi contra a invasão da França e, depois, contra a invasão da URSS, mas sempre que confrontava Hitler, acabava voltando atrás.
Em 8 de maio de 1945 foi o responsável por assinar a rendição incondicional aos Aliados. Quatro dias depois foi preso e julgado. A sentença era a morte. Ele pediu para ser fuzilado, uma morte menos indigna, mas o pedido foi negado. Keitel seria enforcado, como os outros criminosos nazistas. Um arranjo mal-feito fez com que sua morte demorasse 27 minutos. 

Sem comentários: