Bill Mantlo é o grande roteirista do Hulk. Sua visão do personagem
foi a mais duradoura e lembrada do personagem. E o grande momento da fase de
Bill Mantlo foi a saga da Encruzilhada.
Publicada entre 1984 e 1985, essa saga durou 13 mais de um ano.
Na história, o Hulk se torna incontrolável e o Dr. Estranho
resolve bani-lo da Terra, enviando para um local que é um cruzamento entre
vários mundos e realidades, a encruzilhada. Ali o Hulk pode escolher para onde
ir.
O feitiço lançado pelo mestre das artes místicas tem um gatilho:
se o monstro verde não estiver se sentindo feliz no mundo que escolheu, ele
volta para a encruzilhada.
Esse plot permitiu a Mantlo desenvolver o lado ficção científica e
fantasia do golias esmeralda em tramas marcantes, a começar pela garota verde
presa em um castelo que chora flores (que lembra muito Jarella). O Hulk tenta
salvá-la, mas descobre que seus captores são extremamente poderosos, a ponto de
uma criança poder enfrentá-lo.
Para que o roteiro não se tornasse arrastado, Mantlo muda
constantemente o mundo escolhido por Hulk, colocando-o nas mais estranhas situações.
Há desde um ser gigante que anda pelas dimensões sugando energia – e é caçado
por um grupo (numa trama que lembra muito Moby Dick) até uma realidade em que o
Hulk é pequeno como um brinquedo de criança.
E, finalmente, há um desenvolvimento da psiquê do gigante
esmeralda até então inédita. Mantlo mostra que a gênese do Hulk já estava em
Bruce Banner desde criança e cria um trio de personagens saídos diretamente de
seu inconsciente: o duende (a raiva), a guardiã (instinto de preservação) e
brilho (a racionalidade). Mantlo conseguiu desenvolver uma profundidade no
personagem até então insuspeita.
Essa fase teve desenhos de Sal Buscema e arte final de Gerry
Talaoc. A arte-final faz toda a diferença aqui, destacando ainda mais a arte
expressiva de Buscema e, ao mesmo tempo dando a ela um ar de mistério e
fantasia. Os capítulos finais foram desenhados por Mike Mignola, ainda em
início de carreira. Mignola aliás, faz várias das capas da saga – e já mostra o
monstro artístico que se tornaria.
Aqui no Brasil essa saga foi publicada pela editora Abril na
revista O incrível Hulk, dos números 53 a 64. Considerando o nível da qualidade
dessas histórias, é surpreendente que ela não tenha sido republicada pela
Panini.
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