quinta-feira, outubro 31, 2019

Os segredos da colônia alemã que uniu nazismo, abuso sexual de crianças e tortura em nome de Pinochet



"Por um período indeterminado fui submetido a tortura com choques elétricos, e perdi várias vezes a consciência. As perguntas eram sobre minha militância […] e outros opositores ao regime de Pinochet."
"Em um momento lembro de escutar perto do ouvido a voz de um homem ameaçando apertar o gatilho se eu não falasse […] Senti o cano da arma sobre minha têmpora esquerda e […] escutei o 'clique' da arma ser engatilhada sem um projétil...".

Relatos como o do homem torturado com olhos vendados na chamada Colônia Dignidade, um enclave fundado por nazistas no Chile em 1961, integram milhares de documentos diplomáticos que acabam de ser desclassificados pelo governo alemão.
A BBC Mundo, serviço em espanhol da BBC, teve acesso ao material.
Muito já foi dito e escrito sobre a Colônia Dignidade, mas esses arquivos revelam detalhes numerosos e confirmam operações no interior do local e atrocidades cometidas por seus líderes.
Os papeis revelam a colaboração estreita com a Dina (polícia secreta da ditadura Pinochet), que foi "treinada para ser brutal" e supostamente recebeu apoio técnico em construções subterrâneas e comunicações. Leia mais

Sem comentários: