sexta-feira, julho 10, 2020

Capitão América – alguém se importa



Após a saída da dupla Roger Stern – John Byrne do título do Capitão América, no início dos anos 80, parecia difícil que o sentinela da liberdade encontrasse uma equipe tão afinada. Foi quando entraram JM DeMatteis e Mike Zeck.
Zeck era um grande desenhista, que combinava perfeitamente com o personagem. E DeMatteis trouxe uma sensibilidade mais humana e poética para o título.
Um ótimo exemplo disso é “Alguém se importa”, publicada no Brasil no número 67 do almanaque do capitão américa, da editora abril.
Na história, um amigo de infância de Steve Rogers o reencontra. Quando eram pequenos, Rogers era um garoto magrelo que apanhava constantemente dos valentões. Era esse amigo, Arnie Roth, que o defendia. Agora a situação se inverteu: Rogers é um homem ainda jovem, forte, esbelto, musculoso, enquanto Roth é um homem calvo, envelhecido e obeso. E Roth está com problemas: um amigo foi sequestrado e ele precisa de ajuda do Capitão América.
Em uma trama paralela, Bernie Rosenthal, a namorada de Steve Rogers, salva uma velha mendiga do assédio de alguns garotos e acaba se envolvendo em uma situação que pode ser fatal.
São duas tramas realistas, sem grandes vilões (o roteiro coloca um robô gigante no meio da história, pois, afinal, essa é uma história de super-heróis, não?), em que o foco são as pessoas. É o valentão galanteador que se tornou um homem obeso e viciado em jogos, é a mulher abandonada pelo marido que cai na miséria – dois personagens que acabam fazendo coisas ruins não porque são maus, mas porque as circunstâncias os levaram a isso.
Esse toque humano caracterizou toda a fase de DeMatteis no título e antecipava grandes trabalhos desse roteirista nos anos seguintes, como Moonshadow e Blood.  

Sem comentários: