sexta-feira, julho 31, 2020

Morreu Alan Parker

Coração Satânico, um dos melhores filmes de Alan Parker.


Alan Parker foi o primeiro cineasta que eu acompanhei e esperava ansiosamente por cada filme. Era uma espécie de ídolo de toda uma geração de cinéfilos.
O primeiro filme que vi dele foi Coração Satânico, no cine Líbero Luxardo, no Centur. Lembro que quando saí da sessão eu pensei: “Isso sim é terror!”. Até mesmo uma cena simples, sem nenhum efeito especial, como Robert De Niro comendo um ovo cozido, era de arrepiar a espinha. O expectador sentia que ele era o demônio e era como se aquele ovo fosse de fato uma alma humana degustada com prazer infernal.
Além disso, era um terror psicológico: um conflito interno do personagem principal que se revelava em pequenas coisas, como o pavor de galinhas. Até mesmo o canastrão Mickey Rourke parecia um mestre da atuação sob a direção segura e sombria de Alan Parker.
Na mesma época o compadre Bené Nascimento também tinha assistido ao filme e, na primeira vez em que nos encontramos, não conseguíamos falar de outra coisa. Tanto que acabamos criando uma história em homenagem a esse filme, “Noir”, uma das mais famosas da dupla. A história era muito diferente, mas a base era a mesma: um terror baseado no conflito psicológico do personagem principal.
Depois disso, eu esperava ansiosamente por cada novo filme dele e via todos os antigos em videocassete nas casas de amigos. Só Wall eu devo ter assistido umas 15 vezes.
Alan Parker era o cara que conseguia fazer filmes profundos em plena Hollywood, o que não é pouco.
É mais um dos mestres que nos deixam.

Sem comentários: