quinta-feira, dezembro 24, 2020

Quarteto Fantástico – brinquedos assassinos

 


Nas histórias em quadrinhos de super-heróis de natal, a maioria dos roteiristas prefere levar suas tramas na direção do sentimentalismo. Mas alguns vão caminhos diferenciados. É o caso de Mark Gruenwald que preferiu abordar o humor na história Brinquedos assissinos, publicada em Marvel Two-In-One 74 com desenhos de Frank Springer.

Na trama, o Quarteto Fantástico está comemorando o Natal, com direito ao Coisa brigando com o vendedor por causa de um carrinho de bombeiro.

O enfoque da históira era o humor. 


Enquanto embalam os presentes, Alícia, a namorada do Coisa, o convence a escrever um cartão de Natal para o pai dela, que, não por acaso, é o vilão Mestre dos Bonecos. O herói pedregoso concorda, mas escreve: “Que no ano novo você receba em dobro tudo que desejar para a gente”.

Parece um episódio sem maiores consequências já que o vilão está preso. Ocorre que ele é solto por bom comportamento pouco antes do Natal... e resolve ir para a festa do Quarteto!

Segue-me alguns momentos de constrangimento entre ele e o Coisa até que ele pede de presente uma viagem para a Europa, onde pretende coletar a argila radioativa com a qual faz os seus bonecos capazes de controlar qualquer criatura. E lá vão eles para a terra natal do vilão, a Trânsia.

Uma vez lá ele saí para procurar a argila e desaparece, o que leva o Coisa e Alícia a procurá-lo. Alguém lhe diz para procurar uma velha que mora na colina. Acontece que ela era uma das criaturas modificadas pelo Alto Evolucionário. Quando ela tira o capuz, o Coisa grita, espantando: “Mãe! A mulher é uma vaca!”. Sim, era uma vaca geneticamente modificada para ter corpo humano.

E a história segue nessa toada até o final.

Trata-se de uma trama simples, até boba em alguns momentos. Além disso, o desenho é no máximo ok. Mas mesmo assim é bem divertida de ler.

Sem comentários: