terça-feira, setembro 21, 2021

Fundo do baú - Bibo Pai e Bob Filho



Bibo Pai e Bob Filho é uma das mais célebres animações da Hanna-Barbera. Criado em 1959, a série era caracterizada pelos ótimos roteiros escritos por Michael Maltese, célebre com os episódios do coyote e Papa léguas, da Warner.

O tema do seriado é a admiração mútua entre pai e filho e a relação entre eles. Os personagens ficaram famosos pelas frases de carinho, como: “Meu querido filho” e “Meu querido e velho pai”.

As histórias geralmente giram em torno de algum conflito de gerações que é resolvido no final de forma muito carinhosa (geralmente com o pai cedendo). Os episódios normalmente começavam com Bob sendo contrariado e dizendo frases como: “Oh, que vergonha! Meu próprio pai...”.

No primeiro episódio, Bibo Pai dá de presente de aniversário para o filho uma raposa de brinquedo, mas o pequeno cachorro quer caçar uma raposa de verdade “Oh, estou muito envergonhado, um cachorro como eu caçando uma raposa de brinquedo quando deveria estar caçando uma cachorra de verdade”. O pai aceita, o que dá margem a uma infinidade de sequências do cachorrinho tentando caçar a raposa, que no começo o ignora solenemente. O episódio usa o humor de repetição como forma de transformar em piada uma limitação das animações para TV: assim, a cena de Bob mordendo a perna da raposa é repetida à exaustão.

Em outro episódio, Bob promete de ser amigo de um gambá, para horror do pai, que faz de tudo para separar o filho do novo amigo. “Meu pai me ensinou a cumprir sempre as promessas”, argumenta o cachorrinho. No final, Bibo dá um conselho: “Se vocês educarem um menino e alguma vez não puderem dar-lhe um sova, juntem-se a ele”.

Curiosamente a mãe de Bob nunca aparece, o que transforma Bibo num dos primeiros, senão o primeiro, pai solteiro dos desenhos animados.

Sem comentários: