sexta-feira, setembro 24, 2021

O Sombra – 1941

 



Embora tenha surgido no rádio e nos pulp fictions, o personagem O Sombra também teve algumas memoráveis encarnações quadrinísticas. E, entre os que trabalharam com o personagem, os melhores foram a dupla Denny O´Neil e Michael Kaluta, autores da graphic novel O Sombra 1941.

O´Neil situa sua história em 1941. Hitler está dominando a Europa e encontra-se diante de um dilema: invadir ou não a Rússia.

É quando uma garota alemã é perseguida em Nova York e salva pela equipe do Sombra. Ela se revela Gretchen Baur, filha do principal astrólogo de Hitler. E por trás da astrologia se revela uma trama palaciana pelo poder. Um grupo, liderado por um coronel, quer usar as previsões astrológicas para impedir a Alemanha de invadir a Rússia. Outro grupo, liderado por Goebbels, quer usar essas mesmas previsões para garantir a invasão.

O Sombra e seu grupo irão intervir nesse jogo internacional.

A graphic novel apresenta uma trama muito bem amarrada de espionagem e violência em que até fatos históricos, como a ida de Rudolf Hess para a Inglaterra sozinho, num avião, são explicados.

O roteiro desenvolve bem os vários personagens e consegue dar um tom tenebroso para o Sombra.

Já Kaluta é um mestre do desenho, que mostra sua habilidade já na capa, num close do personagem título segurando duas armas, o olhar frio e o lenço vermelho escondendo seu rosto. Kaluta tem o traço ideal para uma história vintage como essa e sua habilidade para desenhar rostos faz toda a diferença numa história com dezenas de personagens.

Esse foi um dos melhores números da coleção graphic novel da Abril e merecia uma republicação.

Sem comentários: