quinta-feira, outubro 07, 2021

A cozinheira de Castamar

 


Clara Belmonte é uma mulher atormentada, que desenvolveu agorafobia após a execução do pai. Ela consegue emprego como cozinheira no palácio de Castamar, onde, após uma rejeição inicial, acaba ganhando a simpatia de todos graças à sua personalidade generosa. Ela e o Duque de Castamar acabam vivendo uma paixão proibida, já que nobres não podem se casar com serviçais.

Essa é a trama de A cozinheira de Castamar, nova série dos produtores de La Casa de Papel na Netflix.

Esse roteiro poderia facilmente descambar numa novela mexicana. Afinal, o princípio básico do amor proibido pelas diferenças de classe está lá. Mas a produção consegue dar uma abordagem totalmente diferente, fugindo do dramalhão. Importante para isso as ótimas atuações, em especial de Michelle Jenner, que vive a protagonista, e Roberto Enriquez, o duque. A atuação de ambos é extremamente contida, de forma que um olhar fala mais que muitas palavras.

A direção também destaca essa expressividade sem exageros, a começar pela belíssima abertura, que consiste apenas na cozinheira andando pelos corredores do palácio, com o nome do seriado aparecendo. Acrescente a isso a belíssima fotografia, que muitas vezes faz com que as imagens pareçam quadros da época.

Além disso, o roteiro é muito bem elaborado, com tramas palacianas, fatos históricos (o rei que aparece na série realmente existiu e de fato era meio louco) e aprofundamento dos personagens (a começar pela própria Clara e sua incapacidade de sair em lugares abertos). Com em La Casa de Papel, em A cozinheira de Castamar não há enrolação. Sempre está acontecendo alguma coisa.

Sem comentários: