quarta-feira, fevereiro 23, 2022

Palhaço assassino

 



Muitas pessoas têm medo de palhaços.  É uma quantidade tão grande que isso tem até nome, Coulrofobia. Na grande maioria das vezes é um medo absolutamente infundado, mas existe um caso real de palhaço assassino: John Wayne Gace.
Sua biografia foi objeto de uma HQ da minha série sobre psicopatas e publicada na revista Calafrio 60. A história explorava a dicotomia entre o homem público acima de qualquer suspeita, que animava crianças em hospitais vestido de palhaço e o serial killer que sequestrava garotos, os violentava, matava e enterrava os corpos no porão de sua casa.
Depois de preso, o psicopata pintava quadros de palhaços que eram disputados por colecionadores.

Para desenhar essa história o editor fez uma escolha extremamente acertada: Guto Dias. Com um traço que oscila entre o anatômico e o caricatural, ele conseguiu captar perfeitamente esses dois lados do personagem e imprimiu uma sensação de horror genuína na HQ.
O processo de Guto foi bem curioso: ele preparou rafes em páginas miniaturas e só depois passou para a folha maior, em tamanho A4.
Pra mim foi ótimo fazer essa HQ. Fazia muito tempo que não fazia HQ, e voltar desenhando um texto seu foi um prazer, principalmente porque seu texto é muito fluído e facilitar bastante o processo”, me disse o desenhista.

Sem comentários: