terça-feira, abril 05, 2022

Homem-aranha – desmascarado pelo Dr. Octopus

 


O número 12 da revista espetacular homem-aranha mostrava já na capa uma situação que prendia a atenção dos leitores: O doutor Octopus segurando o Homem-aranha com seus tentátculos e retirando sua máscara na frente de JJ Jameson, Betty Brand e policiais. A chamada de capa dizia: “Não é um sonho! Nem uma história imaginária! Você vai perder o fôlego de espanto quando Peter for DESMASCARADO PELO DR. OCTOPUS!”.

Na história, o vilão, após ser liberdado da prisão por bom comportamento, efetua diversos roubos tentando chamar atenção do herói aracnídeo, mas o herói não aparece. “Por que ele não me seguiu? Dei-lhe todas as iscas necessárias!”.

O quadro seguinte mostrava a explicação: Peter Parker estava sem dinheiro para viajar até onde estava o vilão, e, além disso, estava nas provas finais do colégio. O mesmo quadro mostrava Tia May colocando a mão sobre a testa de Parker e comentando que ele parece estar com febre.

Que herói deixaria de combater um vilão por não ter dinheiro para a passagem de ônibus e por estar em provas finais na escola? Que herói seria mostrado gripado? Por incrível que pareça, esses aspectos, que pareciam fraquezas do herói, eram na verdade sua força editorial: eles garantiam a identificação do público jovem com o personagem.

Um herói gripado. 


E, sim, Parker estava gripado, de modo que quando ele finalmente enfrenta o Dr. Octopus, ele está enfraquecido e é vencido tão facilmente que tanto o vilão quanto a polícia, JJ Jameson e Betty Brand se convencem de que estão diante de um impostor. Quando a máscara é retirada e o rosto de Parker é mostrado, todos acreditam que ele vestira uma fantasia para tentar salvar a namorada. Com isso, Stan Lee e Steve Ditko resolveram de forma inteligente a situação da capa sem precisar usar de meios artificiais como um robô ou dizer que se tratava de uma história imaginária. Era a Marvel mostrando que era uma editora diferente – diferença que faria com que ela superasse a DC em vendas.

Uma curiosidade é que quando essa história foi publicada no Brasil pela editora Ebal, os editores inverteram a ordem das histórias. Primeiro apareceu a história na qual o Dr. Octopus desmascara Parker e só depois veio a história na qual o vilão sai da prisão. Levou muito tempo para que surgissem editores que entendessem a cronologia das histórias Marvel.

Sem comentários: