domingo, agosto 14, 2022

Por que os filmes da Marvel fazem tanto sucesso?

 

Quando abrem os portões do Louvre, é como um estouro de boiada. As pessoas simplesmente saem correndo para ver a Monalisa (um quadro pequeno, com um cordão de isolamento de dois metros ou mais). No caminho, passam sem olhar por algumas das grandes obras da pintura universal. Em alguns casos, grandes de fato, como as enormes pinturas de Delacroix. 
A situação nos revela um pouco sobre como estabelece o sentido de valor: as pessoas valorizam aquilo que conhecem. A Monalisa é muito conhecida não só por todas as referências, citações, ilustração em livros, mas principalmente graças a filmes como o código da Vinci. É a melhor ou o mais importante obra do Louvre? Controverso. É a mais espetacular? Não mesmo. Mas é a mais conhecida e reconhecida e por isso a mais valorizada.
Essa característica humana, de valorizar àquilo que se conhece é muito bem explorado pela Marvel e é boa parte do segredo de seu sucesso no cinema. 
A interconexão dos filmes faz com que todos os personagens sejam conhecidos e reconhecidos. Homem formiga? Não é aquele que apareceu no Guerra Civil? Pantera Negra? Não é aquele que apareceu nos vingadores? Assim, o público de um torna-se o público de outro, um puxando a bilheteria do outro para cima. Fenômeno que ficou patente no sucesso absoluto de Guerra Infinita e Ultimato. Aliás, a própria construção do vilão desses dois filmes foi realizada a partir desse princípio: Thanos já aparece na cena pós-crédito do primeiro filme dos Vingadores.
Isso, claro, é novidade no cinema, mas há era feito pela Marvel nos quadrinhos desde a década de 60.

Sem comentários: