terça-feira, novembro 01, 2022

Atlan – no berço da humanidade

 


Atlan é um dos personagens mais carismáticos da série Perry rhodan, chegando a rivalizar com o próprio protagonista em termos de popularidade.

Assim, não e de espantar que ele ganhasse a própria série, que está sendo publicada como ebook pela editora SSPG.

O primeiro livro, intitulado No berço da humanidade, mostra o herói arconida na Idade da Pedra. Após ver os contemporâneos mortos em Atlândida, Atlan se recolhe a um cúpula no fundo do oceano, mas é acordado quando uma nave se aproxima da Terra. Seu plano é tomar o veículo e usá-lo para voltar para Arcon. Para isso ele conta com a ajuda de caçadores da Idade da Pedra.

A estrutura narrativa criada por Hans Kneif, o autor do volume é inovadora: Atlan está lutando contra a morte no leito de um hospital e rememora fatos do passado. Dessa forma temos um narrador protagonista, algo incomum na série Perry rhodan, caracterizada pelo narrador em terceira pessoa.

O autor também é ótimo em descrições de paisagens, de modo que a Terra da Idade da Pedra se descortina para o leitor, a exemplo do trecho: “Uma manada de cavalos selvagens, atarracados, pardos e castanhos, com longas crinas, movia-se abaixo de mim, do sul para o norte. Muito à frente, algo estava queimando; a fumaça subia diagonalmente. Fiz uma ampla curva larga, desci e uivei trinta metros acima das fogueiras de um bando de caçadores da Idade da Pedra. Por um momento, eu hesitei. O cheiro de carne frita me cativou mais do que eu queria admitir”.

Outro destaque é a boa caracterização dos personagens secundários. À certa altura o robô Rico, que chama Atlan de amo, revela ser capaz até mesmo de sentir saudades, para espanto do arcônida.

Kneif inventa até mesmo uma lenda, narrada pelos caçadores: “Há muito tempo — disse Gard, com os olhos profundos e sérios —, houve uma luta. Uma cobra e um grande pássaro lutaram entre si. Era para decidir se nós, seres humanos, seríamos imortais como a cobra, que muda de pele e vive. Ou como o pássaro, que voa e tem de morrer quando chega seu tempo. — Nós ouvimos calados. — A luta durou muito e foi terrível, do amanhecer ao anoitecer Quando escureceu, o pássaro ganhou e voou para um galho. Desde essa luta, nós, humanos, temos que morrer, caçar e lutar. Nós não somos como a serpente, nós vivemos para a luta e a caça”.

Atlan chega até mesmo a se apaixonar por uma garota da idade das pedras, o que provavelmente desperta sua afeição pela humanidade.

Bem escrito e empolgante, esse primeiro livro abre com mérito a série.

O livro pode ser adquirido na loja da editora SSPG: https://www.perry-rhodan.net.br/loja.

Sem comentários: