Mr. Magoo é um dos mais populares e longevos personagens dos desenhos animados.
Foi produzido pela United Productions of America de 1949 até a década de 1970 e chegou a ganhar dois prêmios Óscar e ser indicado três vezes. No total, foram 130 episódios de aproximadamente 6 minutos.
O personagem apareceu pela primeira vez no curta The Ragtime Bear , escrito por Millard Kaufman. Kaufman era perseguido pelo marcathismo e concebeu o personagem como um velho rico mal-humorado semelhante a Joseph McCarthy. Já nessa primeira história, além de ser ranzinza, ele era totalmente míope, mas acabava se livrando das situações de perigo por pura sorte. A miopia inclusive o faz confundir um urso com seu ajudante.
O estúdio só liberou o curta por causa do urso, mas logo ficou claro que o motivo do sucesso do curta era o velhinho ranzinza. Entretanto, com o tempo, o personagem foi perdendo seu caráter mais claramente político. Ele também se tornou mais simpático e o humor da série passou a se basear na miopia do personagem – problema que ele parece incapaz de admitir.
Em um dos episódios, por exemplo, ele confunde um centro de recrutamento do exército com uma alfaiataria e provoca as maiores confusões, disparando, por exemplo, uma metralhadora achando que se tratava de uma bengala ou confundindo uma granada com um frasco de perfume.
Uma curiosidade é que o personagem foi alvo de protesto da Federação Nacional dos Cegos dos EUA em 1997, quando a Disney estava produzindo o filme live action do personagem com Leslie Nielsen ("Corra Que a Polícia Vem Aí") no papel principal.
Sem comentários:
Enviar um comentário