sexta-feira, fevereiro 02, 2024

Fundo do baú - Capitão Planeta

 


Capitão Planeta (Captain Planet And The Planeteers, no original) surgiu em 1990 com o objetivo de trazer uma consciência ecológica às crianças e jovens. Criado pelo produtor  Ted Turner, o desenho mostrava cinco jovens, cada um de uma etnia diferente, e cada um dos quais dotado de um anel que lhe dava um poder. Assim, tínhamos Kwame, originário da África, que dominava os poderes da terra; o norte-americano Joey Wheeler, que dominava o poder do fogo; Linka, da União Soviética, que dominava o vento; Gi , da Ásia, que dominava a água e o índio caiapó Ma-Ti, dono do anel do coração (cujo poder incluía, por exemplo, tornar as pessoas mais bondosas).

As crianças haviam recebido seus anéis de Gaia, um espírito da Terra e protetora do planeta. Gaia estava preocupada com a devastação da floresta, a poluição e tudo que pudesse causar estragos naturais.

Ao juntarem seus anéis as crianças podiam invocar um super-herói, o Capitão Planeta, que geralmente aparecia nos momentos mais decisivos. A cena em que eles evocavam o herói era antológica, com os garotos erguendo os punhos e gritando: “Terra, fogo, vento, água, coração... pela união dos seus poderes, eu sou o capitão planeta!”.

O grupo chamado de Protetores enfrentava inimigos que representavam os perigos enfretados pela natureza, como o Porco Greedly, que adora consumir recursos essenciais, Drª. Blight, que criava novos meios de poluir o meio ambiente ou Dr. Duke Nukem, um homem revestido com pedras que usava roupas de turista havaiano e se alimentava de radiação.

Embora tivesse objetivo educativo, o desenho muitas vezes mostrava situações pouco verossímeis cientificamente falando, o que muitas vezes gerava humor involuntário. 

O episódio 14, O acidente da Usina nuclear é um bom exemplo do clima dos episódios. A história inicia numa usina nuclear e um cientista lidando com um vazamento de radiação. Ao invés de fugir do local ou tentar consertar o vazamento, ele simplesmente desliga dos alarmes porque tem que receber uma repórter e não quer que ela desconfie do problema (pouco depois ele conserta um vazamento com fita adesiva!). Mas o Duke Nukem percebe a situação e vai ao local se alimentar de radiação, o que pode provocar a explosão da usina.

Gaia chama os Protetores e pede que eles resolvam o problema. Os diálogos são usados para explicar os perigos envolvendo as usinas nucleares: “A radiação causa doenças horríveis, como por exemplo o câncer”; “O problema com a radioatividade é que você não pode vê-la ou senti-la até ser tarde demais”.

O ajudante do vilão, Roupa-de-chumbo, chega a dizer que tem medo de escuro ao ser preso dentro de uma sala escura pelos protetores e depois ainda derruba o chefe quando ele está correndo atrás dos heróis. “Não me prenda!”, grita o vilão à certa altura.  

Mistura de super-herói, humor involuntário e mensagem ambiental, Capitão Planeta agradou. Foram produzidas 6 temporadas, com 113 episódios.

Sem comentários: