sexta-feira, março 15, 2024

Fundo do baú – Inumanoides

 


A série animada Inumanóides surgiu quando os executivos da Hasbro receberam uma pesquisa de mercado que mostrava que as crianças adoravam monstros e dinossauros. Perfeito para lançar uma linha de brinquedos com monstros! Na época, a melhor forma de divulgar brinquedos era lançar um desenho animado deles, fazendo com que as crianças reconhecessem os personagens nas lojas.

Assim que os bonecos ficaram prontos, a Hasbro contratou a Sunbow Entertainment e a Marvel Produções para desenvolverem o desenho. A animação ficou por conta do estúdio japonês Toei.

O desenho foi criado a partir de uma linha de bonecos. 


Na trama, os inumanódies são criaturas subterrâneas cthulloides (olha a referência ao Lovecraft!), monstros enormes e antiquíssimos. A história começa quando um deles, Tendrill é despertado acidentalmente e começa a despertar os outros. O objetivo deles é voltar a controlar o mundo.  

Os Earth Corps, humanos vestidos com armaduras, se disponibilizam a combater os monstros.  Ao pesquisarem pistas sobre os inumanóides, eles encontram com os Redwoods, seres vegetais que fazem parte dos Mutores, inimigos mortais dos inumanóides e responsáveis por aprisioná-los num passado longínquo.

A marvel lançou o gibi. 


O desenho na época chamou atenção por seu tom sombrio, com elementos de terror.  Os desenhos eram repletos de sombras e detalhes macabros. Dentre todos os personagens o que mais dialogava com o gênero era D. 'Compor, que transformava as pessoas em monstros ou zumbis. Aliás, em um dos primeiros episódios ele transforma uma das integrantes dos Earth Corps, em uma cena de grande impacto.

A série foi lançada junto com outras no programa "Super Sunday" com a primeira história dividida em cinco partes, que depois foram unidas e transformadas num filme.

A Marvel aproveitou a onda a lançou também o gibi dos personagens com roteiro de Jim Salicrup e arte de James W. Fry Joe Del Beato. O gibi durou apenas quatro números.

Sem comentários: