quarta-feira, abril 17, 2024

Fundo do baú - Besouro Verde


“Mais um desafio para o Besouro verde, seu ajudante Kato e o arsenal sobre rodas Beleza Negra. Nos registros policiais são criminosos procurados, mas o Besouro Verde é na verdade... o redator proprietário do sentinela diária. Sua identidade secreta só é conhecida de sua secretária e do promotor público. E agora, para proteger os direitos dos cidadãos decentes, surge o Besouro Verde!”.

Assim começava o seriado Besouro Verde, série produzida por William Dozier e exibida originalmente no ano de 1967, num total de 26 episódios.

O personagem, cujo nome original é The Green Hornet (a Vespa Verde) estreou no rádio na década de 1930. Na década de 1940 teve um seriado matinê, mas ficou realmente conhecido da maioria do público graças ao seriado dos anos 1960.

E a série só saiu do papel graças à batmania. Dozier, que havia produzido o seriado do Batman, resolveu apostar em outra série de heróis, mas dessa vez com um tom mais sério e menos infantil.

Para interpretar o herói foi escolhido Van Williams e para o papel de Kato ninguém menos que Bruce Lee, em seu primeiro papel nos EUA. Lee inclusive convenceu os diretores a trocar o estilo de luta livre de Kato por artes marciais, de modo que essa foi a primeira vez que o público norte-americano teve contato com esse tipo de luta. Até mesmo Van Williams teve algumas aulas com Bruce Lee nas quais aprendeu alguns golpes.

O personagem Besouro Verde é um combatente do crime que traz um diferencial: todos acham que ele é um criminoso, o que lhe permite entrar no submundo do crime. A ideia fazia ressonância com o policial noir, algo que vai se refletir inclusive na série, como diálogos e situações típicas desse gênero.

A cada episódio, Besouro e Kato enfrentam um malfeitor, geralmente caracterizado pelo uso de algum tipo de arma. No primeiro deles, por exemplo, eles enfrentam alguém que possui uma pistola capaz de disparar sem emitir som ou luz, fazendo com que uma pessoa seja morta num elevador lotado, por exemplo, sem que se saiba quem atirou. Isso coloca o herói numa jornada para tirar a arma de circulação. No final, o principal repórter do Sentinela comenta o caso e diz que teria sido uma tragédia se o Besouro Verde tivesse se apropriado dessa arma, no que  Britt Reid  concorda plenamente. A ironia aí é Reid é o Besouro Verde, mas a cena serve para mostrar como, ao mesmo tempo em que combatia o crime, o herói era visto como vilão por parte da sociedade.

Além do Beleza Negra, um carro cheio de faróis verdes, o personagem contava com outros apetrechos tecnológicos, como uma pistola que emitia um gás verde e fazia as pessoas desmaiarem e o Hornet's Sting, um dispositivo que emitia ondas sonoras e podia ser usado até mesmo para colocar fogo em coisas ou abrir portas.

O seriado fez um sucesso mediano na época, mas quando Bruce Lee se tornou um grande astro com seus filmes de artes marciais, foi redescoberto e se tornou cult, sendo reprisado por diversas emissoras de TV.

Uma curiosidade é que o Besouro Verde é descendente de outro herói, Lone Ranger, criado pelos mesmos autores.

Sem comentários: