quinta-feira, abril 18, 2024

Homem-aranha – Asas mortíferas

 


No final dos anos 1960 os leitores achavam que o vilão Abutre havia morrido. Nos números anteriores ele havia sido substituído por um prisioneiro chamado Blackie Drago e tudo levava a crer que ele morrera num incêndio no hospital da prisão.

Mas no número 63 de The Amazing Spider-man ele volta mais mortal do que nunca.

A belíssima splash page inicial é um exemplo do talento de Romita. 


A história já inicia com uma splash page realmente memorável, com o personagem no alto de um prédio. O uso inteligente da luz e sombra e a composição com as asas dominando o quadro são uma boa amostra de como John Romita era um mestre do desenho.

Na história, o vilão rouba o uniforme usado por Drago, que estava em exposição no Museu da cidade. Depois solta Drago da prisão. Seu objetivo é enfrentar Drago vestido com o uniforme verde num combate alado e, assim, mostrar para a cidade que ele é o verdadeiro Abutre.

Vida sofrida: Parker tem dores no ombro e problemas com a namorada. 


Enquanto isso, Peter Parker sofre com mais um de seus infinitos problemas: seu ombro está dolorido em decorrência de uma história anterior. Mas quando os dois abutres se engalfinham nos céus da cidade, o rapaz é chamado por JJ Jameson para fotografar o combate do século.

Um garotinho cai da sacada do prédio destruída pelo combate e o aracnídeo é obrigado a intervir. Mas com o ombro machucado ele não é páreo para o Abutre.

O combate dos abutres coloca em risco a vida de um garotinho. 


A história termina numa daquelas situações de suspense típicas de Stan Lee: o personagem caído no meio da rua, desmaiado e à mercê da população.

A dinâmica da história não permite que Stan Lee introduza uma cena de encontro de jovens, na qual ele brilhava com diálogos certeiros e divertidos. Mas a história compensa pelas cenas de ação e pelo equilíbrio do texto. Nas primeiras histórias do aranha, Lee escrevia demais. Nessa fase, seu texto já tinha

encontrado o tamanho certo, encaixando perfeitamente no desenho elegante de John Romita.

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