segunda-feira, junho 03, 2024

A fantástica queda do Lanterna Verde

  

No número 5 da coleção Os clássicos da década a editora Ebal publicou uma história no mínimo inusitada com os personagens da DC. A trama começa com Clark Kent e Mirian Lane (essa era a forma como Lois Lane era chamada na Ebal) recebendo um prêmio por sua atuação como jornalistas quando o local é invadido por alguém em queda. Trata-se do herói Lanterna Verde. Antes de desmaiar, ele entrega seu anel a Clark Kent, o que gera uma situação inusitada em que o Super Homem passa a ter também os poderes do Lanterna.

A razão de toda essa confusão é uma vilã chamada Safira, que é também Carol Ferris, interesse romântico de Hall Jordan.

Safira tem umas noções meio estranhas de amor. 


Safira quer o amor do herói, mesmo que para isso precise dar-lhe uma surra.

Escrita por Paul levitz e desenhada por Curt Swan essa história, publicada em DC Comics Presents 6, é na verdade uma preparação para a verdadeira trama, de invasão espacial, publicada no número 7, ainda com roteiro de levitz e desenhos de Dick dillin. 

Na história, extraterrestres querem invadir e dominar a Terra com um raio paralisante. Uma única pessoa não é vítima do tal raio: o Tornado Vermelho. 

A segunda história é sobre uma trama alienígena. 


A trama tanto da parte um quanto da parte dois chega a ser infantil e ingênua. Os extraterrestres, por exemplo, vivem numa dimensão em que cultuam o mau e são governado por leis malignas. 

Numa época em que a Marvel apresentava vilões com motivações muito mais complexas, essa trama parece anacrônica e ganha destaque principalmente graças aos desenhistas.

Dick Dillin era um ótimo desenhista, hoje pouco conhecido. 


Curt Swan é o desenhista definitivo do Super na era de prata e consegue dar um charme a uma trama de briga de casal. 

Hoje pouco conhecido, Dillin era um ótimo desenhista e seu traço encaixava bem numa trama de invasão alienígena. 

Nenhum dos dois, entretanto, tinha a grandiosidade de um Neal admas, um Garcia López ou um George Perez. Até mesmo a diagramação dos mesmos parece muito convencional e contida mesmo para a época em que a história foi publicada.

Sem comentários: