sábado, junho 22, 2024

A fera do mar

 

Adaptar Moby Dick para as crianças. Essa é a proposta de A fera do mar, filme dirigido por Chris Williams e disponível na Netflix.

Na trama, o mundo é assolado por monstros marinhos terríveis, que devastavam as cidades e por isso começam a ser caçados. Isso levou a uma tradição de caçadores de monstros. A história gira toda em torno de Maisie, uma garotinha  cujos pais caçadores morreram na luta contra uma fera do mar, que foge para se tornar uma caçadora, e Jacob, o melhor caçador de monstros do país. Os dois embarcam no navio do capitão Corvo em busca da Vermelha, a mais famosa e perigosa fera.

O Capitão Corvo é um homem obstinado, cujo único objetivo parece ser matar a Vermelha.

Mas, quando a Vermelha salva Jacob e Maisie, eles começam a desconfiar que há algo errado na história que lhes foi contada a respeito dos monstros marinhos.

A fera do mar impressiona por muitos aspectos.

Primeiro, pela história necessária nos tempos atuais: tudo no país gira em torno de uma mentira. É uma mentira que coloca toda a população contra os monstros, em uma clara metáfora de como mentiras podem ser usadas para colocar a população contra inimigos imaginários, tidos como monstros. Criar um inimigo responsável por todos os males é uma ótima estratégia de domínio.

Segundo, pela incrível animação, extremamente realista e, ao mesmo tempo, alegórica. A opção de colocar os monstros de uma só cor, o que os deixa irreais na comparação com resto, cria um estranhamento que se adapta muito bem aos desígnios do roteiro.  

Terceiro, pelas ótimas cenas de ação, verdadeiramente deslumbrantes e empolgantes.

Quarto, pelo ótimo desenvolvimento dos personagens, incluindo a Vermelha, que mesmo sem falar, consegue criar empatia no expectador.

Uma boa história, uma boa animação, cenas de ação empolgantes e ótimos personagens, A fera do mar é tudo que se espera de um bom filme. Não por acaso, é um dos maiores sucessos da Netflix no Brasil.

Sem comentários: