sábado, junho 08, 2024

Lanterna e Arqueiro Verde – Bem-vindo a desolação

 


Em Green Lantern 77, Denny O´Neil e Neal Adams continuaram em sua empreitada de tirar os heróis verdes da DC do mundo dos super-heróis heróis e colocá-los no mundo real.

Na história, eles estão seguindo por uma estrada nas montanhas quando a caminhonete em que estão começa a ser alvo de disparos. Ao renderem os atacantes o Arqueiro e o Lanterna descobrem que na verdade os homens achavam estarem se defendendo de matadores contratados por um ricaço local.

O trio está passando por uma montanha quando são atacados. 


“Esta cidade... toda a montanha... é propriedade do Sr. Slapper Soames. Se existe homem pior, eu não quero conhecer”, informa um dos habitantes locais. “Todo mundo trabalha nas minas dele... principalmente porque ninguém sabe fazer outra coisa”.

Um cantor local, Johnny Walden, resolveu transformar em música o sofrimento do povo, vítima dos abusos do ricaço, e foi preso por isso.

Um cantor resolve transformar em música o sofrimento do povo do lugarejo. 


Walden nitidamente é uma referência a Bob Dylan, o cantor que na década de 1960 representava a luta pelos direitos civis e contra a guerra do Vietnã.

A primeira aparição de walden é um exemplo de como Neal Adams conseguia transformar até mesmo uma cena banal, como um homem cantando, em algo monumental. A imagem ocupa uma página dupla, com o jovem dedilhando o violão e várias pessoas ouvindo. A letra da musica que ele canta se espalha pelo quadro.

Suspense: o Lanterna perde seus poderes no meio da batalha. 


Claro que a situação será resolvida pelos dois heróis  - com direito a uma sequência de suspense em que o Lanterna perde seus poderes. Mas no final, quando o lanterna comemora o final feliz, o arqueiro diz: “No futuro dessas pessoas só tem pobreza e ignorância. Você chama isso de vencer?”.

Sem comentários: