Gustav Klint foi um dos mais importantes, senão o mais importante, pintores do estilo art nouveau. Nascido em 1862, em Viena, ele estudou desenho ornamental na Escola de Artes Decorativas. O diretor da escola, Rudolf von Eitelberger, logo percebeu o talento do rapaz e o indicou para fazer os vitrais da "Igreja Votiva".
Formado, Gustav uniu-se ao
irmão e a Franz Matsch e juntos fundaram a Companhia dos Artistas,
que ficou responsável por diversos trabalhos, entre eles o teto das escadarias
do Teatro Imperial. Entretanto, a rebeldia de Gustav e sua recusa em
seguir o estilo histórico-realista faz com que ele se afaste desse tipo de
encomenda.
A grande virada de chave
de sua carreira vai ser um painel para a mansão de um magnata belga. Klint
mistura o estilo realista com um estilo bizantino de mosaico, inclusive com uso
de dourado, e motivos geométricos repetidos, formando um estilo que era, ao
mesmo tempo, figurativo e abstrato. Será por esse estilo que ele será
conhecido.
O beijo, uma representação
do próprio Klint com sua amante Emilie é, provavelmente, seu quadro mais
famoso. Nele, o pintor se inclina sobre a amante para beijá-la. Ela está de
joelhos, à beira de um precipício. O caráter simbólico da pintura faz com que
ela seja uma das mais discutidas da história da arte, sendo objeto das mais
diversas discussões psicológicas.
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