sábado, outubro 05, 2024

Liga da Justiça contra Starro

 


Justice League of America 1 foi uma revista marcante. Primeiro por consolidar o retorno dos super-heróis no período que ficaria conhecido como era de prata dos quadrinhos. segundo porque suas boas vendas fizeram com que o dono da Atlas encomendasse para Stan Lee uma revista parecida, o que deu origem ao Quarteto Fantástico, revista que deu início à era Marvel.

As histórias da Liga eram escritas por Gardner Fox e normalmente desenhadas por Mike Sekowsky, um artista hoje quase desconhecido, mas que na época era um dos melhores da DC.

No primeiro número eles enfrentam Starro, uma estrela do mar alienígena super-poderosa.  Há várias situações nessa história que hoje em dia resvalam no humor involuntário. Um exemplo disso é como Aquaman descobre a ameaça: um baiacu boiando de ponta cabeça vê o alienígena voando no céu e descendo no mar.

Starro se apresenta e conta seus planos. 


Os diálogos são descritivos. Starro não só se apresenta como ainda revela suas intenções para que todos no mar o ouçam: “Sou Starro! Selecionei a vocês, três estrelas do mar, que devem ser minhas parentes distantes, para me ajudar a conquistar este planeta. Meus poderes agora são seus poderes! Irão aonde eu mandar e seguirão minhas ordens!”.

Em outra sequência, uma das estrelas do mar empodeiradas por Starro sequestra um prédio e diz: “Minha missão é roubar o intelecto dos cientistas que estão dentro do prédio!”.

Facilitava muito para os heróis o fato dos vilões sempre revelarem suas intenções.

Um capítulo para cada herói. 


Além disso, a principal característica do vilão, de dominar pessoas, é mal aproveitada, aparecendo apenas no final da trama.  

Apesar desses problemas e do tom infantil, é uma história divertida com uma estrutura narrativa interessante. Como são vários heróis e várias ameaças, cada capítulo foca numa estrela do mar e em um  mais heróis que a combatem. Só no final a equipe se junta para combater a ameaça maior, Starro.

Uma curiosidade é que dois dos mais famosos heróis da DC, Super-homem e Batman, não participam da trama, embora sejam mencionados na história (o Homem de aço está ocupado com cometas que ameaçam a Terra e Batman está seguindo um vilão). É possível que eles não tenham sido liberados pelos respectivos editores. Outra curiosidade é que, embora seja a primeira história da Liga da Justiça, ela foi publicada em outro título, The Brave and the Bold, número 28.  

Sem comentários: