Um autor que tem sido subestimado em sua influência sobre Frank Miller é Bernie Krigstein, um dos mais revolucionários desenhistas da EC Comics.
Provavelmente nenhuma história do Demolidor
revelou tanta influência de Krigstein quanto Adagas, publicada em Daredevil
179.
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A sequência do cinema... |
Essa história faz parte de uma trama maior,
em que o Rei lança um candidato à prefeitura com o objetivo de controlar
politicamente a cidade. Nessa edição em específico, Ben Urich está tentando
conseguir provas do envolvimento com o crime organizado e para isso marca
encontro com um informante em um cinema.
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... é genial. |
A sequência toda é uma verdadeira
obra-prima narrativa que bebe diretamente em Master Race, de Krigstein. O
informante está conversando com o repórter, quando de repente seu corpo pende
para a frente – ele é morto por Elektra, que agora está a serviço do Rei.
A sequência alterna planos e ângulos como
forma de dar impacto e suspense ao que está sendo narrado, com destaque para o
rosto assustado do jornalista.
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O Demolidor dá uma surra em capangas do Rei. |
“Seu amigo está morto, senhor Urich.
Mova-se ou fale ... e vai se juntar a ele”, diz Elektra, aconselhando o
repórter a abandonar a investigação.
No final, vemos o rosto de Urich em
primeiro plano, o olhar assustado, suor escorrendo da testa, as pupilas
dilatas, enquanto ao fundo Elektra sai da sala de cinema.
Miller não só imitou a narrativa de
Krigstein, mas também o estilo do desenho.
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Ben Urich fotografa uma mendiga. A esposa do Rei? |
Como Urich se recusa a parar a investigação
e, obviamente, conta com o apoio do Demolidor – há uma maravilhosa sequência em
que o herói salva o repórter ao mesmo tempo em que usa alteres para dar uma
surra em campangas em uma academia – a solução encontra pelo Rei é criar uma
armadilha. Um falso informante. No local, na verdade, estava Elektra, o grande
amor de Matt Murdock – e aqui Miller eleva à máxima potência todo o drama
envolvendo o casal, que se amam, mas ao mesmo tempo são inimigos.
No final, Urich ao tentar fotografar um
encontro entre o Rei e o candidato, acaba registrando uma mendiga que, descobre-se,
é ninguém menos que Vanessa, a esposa do mafioso, que aparentemente havia sido
morta. Isso providencia um gancho para a próxima história.
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Sequência final: mais uma homenagem a Krigstein. |
À essa altura, já estava claro para todos
os leitores que Frank Miller estava produzindo um clássico absoluto dos
quadrinhos, uma história repleta de nuances, ação e drama.
Em tempo: a sequência final, com Urich
sendo atingido pela adaga sai de Elektra, também é puro Krigstein.
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