terça-feira, novembro 05, 2024

Demolidor – Adagas


Um autor que tem sido subestimado em sua influência sobre Frank Miller é Bernie Krigstein, um dos mais revolucionários desenhistas da EC Comics.

Provavelmente nenhuma história do Demolidor revelou tanta influência de Krigstein quanto Adagas, publicada em Daredevil 179.

A sequência do cinema... 


Essa história faz parte de uma trama maior, em que o Rei lança um candidato à prefeitura com o objetivo de controlar politicamente a cidade. Nessa edição em específico, Ben Urich está tentando conseguir provas do envolvimento com o crime organizado e para isso marca encontro com um informante em um cinema.

... é genial. 


A sequência toda é uma verdadeira obra-prima narrativa que bebe diretamente em Master Race, de Krigstein. O informante está conversando com o repórter, quando de repente seu corpo pende para a frente – ele é morto por Elektra, que agora está a serviço do Rei.

A sequência alterna planos e ângulos como forma de dar impacto e suspense ao que está sendo narrado, com destaque para o rosto assustado do jornalista.

O Demolidor dá uma surra em capangas do Rei. 


“Seu amigo está morto, senhor Urich. Mova-se ou fale ... e vai se juntar a ele”, diz Elektra, aconselhando o repórter a abandonar a investigação.

No final, vemos o rosto de Urich em primeiro plano, o olhar assustado, suor escorrendo da testa, as pupilas dilatas, enquanto ao fundo Elektra sai da sala de cinema.

Miller não só imitou a narrativa de Krigstein, mas também o estilo do desenho.

Ben Urich fotografa uma mendiga. A esposa do Rei? 


Como Urich se recusa a parar a investigação e, obviamente, conta com o apoio do Demolidor – há uma maravilhosa sequência em que o herói salva o repórter ao mesmo tempo em que usa alteres para dar uma surra em campangas em uma academia – a solução encontra pelo Rei é criar uma armadilha. Um falso informante. No local, na verdade, estava Elektra, o grande amor de Matt Murdock – e aqui Miller eleva à máxima potência todo o drama envolvendo o casal, que se amam, mas ao mesmo tempo são inimigos.

No final, Urich ao tentar fotografar um encontro entre o Rei e o candidato, acaba registrando uma mendiga que, descobre-se, é ninguém menos que Vanessa, a esposa do mafioso, que aparentemente havia sido morta. Isso providencia um gancho para a próxima história.

Sequência final: mais uma homenagem a Krigstein. 


À essa altura, já estava claro para todos os leitores que Frank Miller estava produzindo um clássico absoluto dos quadrinhos, uma história repleta de nuances, ação e drama.

Em tempo: a sequência final, com Urich sendo atingido pela adaga sai de Elektra, também é puro Krigstein.

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