Fra Angélico foi um dos principais nomes do estilo gótico internacional e membro da Ordem Dominicana. Seu nome religioso na verdade era Fra Giovanni, mas os monges o apelidaram de Fra Angélico devido à grandiosidade da sua obra.
Com um arte totalmente voltada para temas religiosos, suas pinturas pareciam ter origem divina. Dizem inclusive que ele jamais modificou ou retocou qualquer de suas obras, pois acreditava eu se fizesse isso estaria indo contra a vontade de Deus.
Fra Angélico foi provavelmente o criador da sacra conversazione, em que os figurantes de uma pintura aprecem todos muito próximos um dos outros, como se estivessem entabulando uma conversa.
Eu tive oportunidade de apreciar uma obra desse grande gênio quando visitei o Museu do Louvre, na França. A obra em questão era A coroação da virgem (1435), um dos temas prediletos do artista.
Na imagem, Jesus está coroando sua mãe à volta deles há anjos e santos (percebemos que não são normais por conta das auréolas).
Tirando Jesus e sua mãe, todos os outros estão muito juntinhos, quase amontoados, na famosa sacra conversazione. Além da bela composição, o retábulo chama a atenção pelo volume dado aos rostos, o que era uma grande novidade na Idade Média – até então as figuras eram chapadas. Também se destaca o fato de que cada um dos integrantes da multidão tem uma expressão facial ou uma pose diferente – alguns inclusive estão de costas, o que devia ser uma grande novidade numa época em que todos eram pintados de frente, na mesma posição e olhando para o expectador.
Sem comentários:
Enviar um comentário