No número 104 de X-men, Chris Claremont e Dave Cockrum já estavam há dez edições no título e os leitores estavam se agradando dessa nova formação de autores e personagens. Era hora dos personagens encontrarem seu vilão mais conhecido, Magneto.
A história começa com os mutantes num porto, tendo dificuldades para sair com o hovercraft.
A splash page inicial mostrava Banshee discutindo com o dono do porto, que se recusava a liberar o barco para um monte de esquisitos fantasiados.
Claremont usa a splash page inicial para ambientar o leitor... |
Além do fato bizarro dos personages terem vestido uniformes para pegar o barco, o que gera todo o problema, há um aspecto interessante aí. Normalmente a splash page inicial era usada para mostrar uma imagem de impacto, geralmente um gancho da história anterior, ou um gancho para a história do volume. Claremont usa essa splash page muito mais para a ambientar o leitor, incluindo Noturno, no canto inferior tentando se enturmar com os habitantes locais e um deles sugerindo que eles o ignorem. “Ignorar? Ele tem orelhas e dentes pontudos... e um rabo!”, diz o outro. Claremont continuaria usando a splash page dessa forma mesmo depois, quando Byrne assumiu o desenho.
Na verdade, a cena de impacto vem nas páginas seguintes, quando o hovercraft é desmantelado por uma força misteriosa. Cockrum tinha a tendência, cada vez mais forte, de caricaturizar os personagens, mas sabia fazer essas cenas de impacto com uma boa composição e muitos detalhes.
... e a cena de impacto só aparece depois. |
A solução de destruir o meio de transporte para criar uma cena de impacto já tinha sido usada em X-men 94, o que faz Noturno comentar: “Vem cá, por que todo meio de transporte que a gente usa acaba destruído?”. “Vai ver a gente é pé-frio, guri”, responde Wolverine. Claremont podia repetir ideias, mas pelo menos tinha senso de humor.
Claro que o responsável pelo desmantelamento do barco não poderia ser outro senão Magneto, que em histórias anteriores tinha sido transformado numa bebê, mas havia voltado a ser adulto graças ao vilão Erik.
O visual de Banshee é renovado. |
A história gira, então em torno do arranca-rabo em Magneto e os novos X-men, mas dois detalhes chamam a atenção. O primeiro puramente estético: Cockrum muda a forma como Banshee era representado, com um cabelo louro que parecia ter sido lambido por uma vaca. Agora ele ostentava uma cabeleira ondulante, o que mostrava o esforço da dupla de criadores de tentar tornar o título mais interessante.
O gancho para a saga de Protheus. |
O outro detalhe é crucial: o final da história mostra Magneto partindo do laboratório de Moira. A imagem foca numa porta com os dizeres MUTANTE X e o texto diz: “O vilão se afasta dali, alheio à tragédia que se inicia e que aos poucos eclodirá”. A briga entre Magneto e os X-men havia liberado Protheus, uma das maiores ameaças enfrentadas pelos mutantes naquela que muitos consideram a melhor saga de toda a revista. Mas essa saga só começaria de fato no número 126. Ou seja, Claremont lançou o gancho para a saga de Protheus 22 números antes, o que demonstra como ele planejava o título a longo prazo.
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