Vovô viu a uva (These Are
the Days) foi uma das três tentativas da Hanna-Barbera de produzir programas
“sérios” para o sábado de manhã (as outras foram Korg e Devlin, o motoqueiro)
e, apesar de ter sido bem recebida pela crítica, foi um fracasso de audiência,
tendo apenas uma temporada, com 16 episódios.
O programa foi criado de
olho na popularidade da série Os Waltons, com histórias bucólicas e ingênuas
situadas em um pequeno vilarejo na virada do século XIX para o século XX.
Assim, Vovô viu a uva se
passa na pequena cidade de Elmsville e é focada na família Day constituída por
uma jovem viúva, seus três filhos e o pai, dono da mercearia local. O avô,
aliás, acaba se tornando o personagem principal, com suas invenções sempre
muito criativas, como um chuveiro movido a um pedal de bicicleta.
As histórias giravam em
torno da interação da família Day com os vizinhos, geralmente terminando com
uma lição aprendida por todos.
No episódio A fonte hidromineral,
ao tirar uma raíz de árvore, vovô descobre uma fonte de água quente capaz de
curar pessoas com dores no corpo, o que pode transformar a fazenda em um
negócio lucrativo. Um amigo do vovô, Hommer, ajuda no início, chegando
inclusive a colocar anúncios nos jornais, mas o vovô se nega a torná-lo sócio
da fonte baseando em um axioma que lhe foi dito pelo caixeiro viajante que
comprou sua mercearia: “Sentimentos e negócios não se misturam”.
No final, dá tudo errado e
quando vai tentar conseguir de volta a mercearia, o vovô descobre que o lema
“Sentimentos e negócios não se misturam” afastou todos os fregueses do local.
A lição aprendida é que
não se deve colocar o lucro acima das amizades.
Uma curiosidade é que o
título nacional, Vovô viu a uva, é uma referência a uma frase usada no passado
para ensinar crianças a lerem.
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