terça-feira, março 11, 2025

Tropa Alfa – Que o tempo vá em seu encalço


No número 18 da revista da Tropa Alfa uma parte do grupo enfrentou uma ameaça ancestral chamada Ranaq. No número 19 o grupo resolve voltar 100 anos ao passado para deter a aquela mesma ameaça.

Antes de partirem, Shaman pede que a filha vasculhe a bolsa de medicina em busca de algo. “Se o que estou dizendo for verdade, você vai encontrar a coroa do encantamento!”. De fato, a garota encontra uma tiara que, uma vez colocada em sua cabeça, faz com que ela ganhe um uniforme e um nome: Talismã.

Byrne introduz uma nova personagem no grupo: Talismã. 


O grupo retorna para Calgary a tempo de presenciar um acordo inusitado: um cowboy força um feiticeiro indígena a trazer para nosso plano o demônio Ranaq. Seu objetivo é conseguir riquezas. “Então tente fazer aquilo que ninguém jamais conseguiu... controlar uma grande fera!”, diz o feiticeiro.

De fato, o demônio só não mata o cowboy e seu ajudante porque eles estão usando colares indígenas, mas Ranaq é esperto e faz com que o cowboy tire o colar para desfrutar de uma bela mulher. A mulher, no entanto, se revela um monstro.

O grupo volta ao passado para fazer... nada. 


No final, apesar da intervenção da Tropa Alfa, quem acaba resolvendo tudo é o ajudante do cowboy, como, aliás, ele teria feito, se o grupo de heróis não tivesse aparecido. Ele, no entanto, fica cativo de uma promessa de que um dia alguém querido a ele seria usado para trazer a fera de volta, o que faz com que ele viva uma vida de isolamento.

Talismã argumenta que eles podem interferir para que não seja assim, ao que o pai responde: “É preciso, filha. Sempre foi assim. O fato de viajarmos no tempo não nos permite inteferferir nos eventos! Seria muito perigoso!”.

Um demônio é revivido. 


Sério, ao ler isso, pensei: então por que cargas d´água eles viajaram no tempo já que a viagem não mudaria nada?

Afinal, a história toda não tinha importância nenhuma.

Uma linda garota se revela um monstro. 


Os editores da Abril devem ter pensando algo semelhante, tanto que retalharam a história, cortando nada menos que três páginas. Curiosamente, o corte não atrapalhou a compreensão da HQ.

Sem comentários: