segunda-feira, julho 21, 2025

A arte amazônida de Romahs

 


Romahs é o pseudônimo de Rogério Lima Mascarenhas, amazonense da cidade de Parintins. 

Artista gráfico premiado no I e II Salão de Humor e Arte gráfica do Amazonas (em 1999 e 2001) e quadrinhista com obra indicada a importantes prêmios literários e de arte gráfica como a graphic novel A Última Flecha indicada ao HQ mix (o Oscar dos quadrinhos brasileiros) e o Prêmio ABERST de Literatura e selecionada pro catálogo HQ BRAZIL figurando na sua lista das 100 obras em quadrinhos mais importantes na última década no Brasil.

Essa sua mesma obra, em parceria com o roteirista Emerson Medina, foi adaptada pros idiomas inglês e espanhol e lançada no mercado estado-unidense de quadrinhos com os nomes de THE LAST ARROW e La Última Flecha. 

Romahs também é roteirista, há 12 anos faz parte do grupo de roteiristas dos estúdios MSP (Maurício de Sousa Produções, que publica os quadrinhos da Turma da Mônica em 14 idiomas e em mais de 50 países) sendo o primeiro quadrinista nortista a desempenhar essa função no maior estúdio de quadrinhos da América Latina. Também atua nesse mesmo estúdio como roteirista do desenho animado “Neymar Jr” e dos personagens da Turma da Mônica exibidos nas emissoras internacionais NICKELODEON, e CARTOON NETWORK. Romahs também participou como roteirista e desenhista nas graphics novels autoraisContos do Mato vol. 1”, Contos do Mato vol. 2, MAO 39° e Mao Pin Guari entre outras. Pela editora PANINI faz parte de duas antologias de grande sucesso: MSP+50 (obra premiada com um HQ MIX) e Ouro da Casa. Pelo quadrinho ULTRALINS foi indicado ao prêmio de melhor roteirista de quadrinhos em solo brasileiro pela revista especializada em cultura Pop MUNDO DOS SUPER-HERÓIS.

Há quase três décadas atua em Manaus, capital do Amazonas, como chargista e ilustrador de jornais, tendo trabalhado nos jornais Jornal do Commercio, Jornal do Norte, Diário do Amazonas, O Estado do Amazonas e A Crítica (onde ainda tem sua tirinha “Bia & Luli” publicada até hoje). Depois de ilustrar revistas e livros para destacáveis autores amazônidas como Celdo Braga, Ana Peixoto, Gian Danton e Elson Farias, Romahs se lançou como escritor, com o seu primeiro livro infantojuvenil Todos Os Meus Gatos De Volta, que concorreu ao Prêmio Jabuti de Literatura. Recentemente lançou o seu segundo livro: O menino que morava no poste, com grande receptividade.

Seu mais novo trabalho, a HQ VIRUSTOPIA, teve seu lançamento na L. A. Comic Com (Los Angeles, EUA).












Sem comentários: