Em 1980 a Marvel resolveu lançar uma heroína disco – justamente na época em que o disco estava entrando em decadência. Para promover o novo título, os editores pediram que Chris Claremont e John Byrne introduzissem a personagem The Uncanny X-men 130. O que os dois fizeram é um ótimo exemplo de como dois gênios dos quadrinhos conseguem fazer bons trabalhos mesmo sob limitações editoriais.
A dupla estava no meio da saga da Fênix Negra e a forma encontrada de inserir a nova heróina na trama foi colocar os X-men para procurar duas novas mutantes – enquanto são caçados pelo Clube do Inferno. Kity Pride era a primeira mutante, a segunda era Cristal.
![]() |
Kitty Pride tenta libertar os X-men. |
A edição começa deslumbrante desde a sensacional capa de John Romita Jr, com Cristal no centro, luzes explodindo à sua volta enquanto Cíclope, Fênix e Noturno parecem perturbados pela luminosidade. Era uma capa que por si só já faria um gibi valer a pena – tanto que foi capa de Superaventuras Marvel 26.
A trama mostra Cíclope e Fênix entrando numa danceteria à procura da nova mutante enquanto Noturno fica de guarda, do lado de fora. Noturno recebe uma ligação de Kitty Pride, que avisa que os outros X-men foram capturados.
![]() |
A Fênix tem uma visão na qual se transforma na Rainha Negra. |
Lá dentro, Jean Grey tem mais uma de suas ilusões com a suposta ancestral e no final acaba beijando um homem que só conhece em sonhos.
Então aparece Cristal, em uma imagem simplesmente impressionante, uma verdadeira overdose de luzes e efeitos visuais. O texto diz: “A boate fica escura e silenciosa, então a banda começa a tocar a vigorosa introdução de uma música... e ela aparece! Uma visão prateada envolvida por um belíssimo show de luzes coloridas que mudam de cor, intensidade e posição para acompanhar suas emoções enquanto canta”.
![]() |
A primeira aparição de Cristal. |
No Brasil essa história foi publicada em Superaventuras Marvel 26. A editora Abril aproveitou, quase sem alterações, a icônica capa de John Romita Jr fazendo com que essa edição fosse uma das mais lembradas e queridas pelos fãs.
Sem comentários:
Enviar um comentário