sexta-feira, agosto 08, 2025

Guia de viagem – A rota das cachoeiras

 


A cachoeira de Santo Antônio, em Laranjal do Jari, é uma das maiores e mais belas cachoeiras do Brasil: um paredão com quedas de 30 metros de altura. Já faz tempo que queríamos conhecer o local e nosso plano era irmos de carro. Felizmente descobrimos uma agência de viagem, a Poroc Turismo, que faz excursões para o local. Um carro como o nosso dificilmente conseguiria resistir à estrada de terra e, além disso, não teríamos tantas opções de passeio.

A excursão sai de Macapá às 7 horas da manhã do sábado e volta no domingo, chegando na capital entre 8 e 9 horas da noite. Os turistas vão acomodados em duas vans e mais um carro de apoio.

A primeira atração é a Cachoeirinha, uma corredeira belíssima, que permite um banho relaxante e ótimas fotos. Vá de roupa de banho e não tire, pois depois é a vez da Cachoeira do Sucuriju. Embora seja muito menor que a Cachoeira de Santo Antônio, ela se destaca pela beleza do seu desenho, com uma pedra dividindo as águas. Também é possível tomar banho e tirar muitas fotos.  

Ainda no primeiro dia há uma visita à comunidade Água Branca do Cajari, produtora de castanha-do-pará na qual é possível comprar produtos de castanhas, como biscoitos, paçoca e doces. Outra atração é a fazenda Ouro Branco, onde há degustação e compra de queijos e iogurtes – destaque para os iogurtes de abacaxi e de coco com pedaços das frutas.

A chegada em Laranjal do Jari acontece aproximadamente às 19 horas. O pacote inclui a hospedagem no hotel. Os quartos são simples, mas confortáveis. O café da manhã é muito bem servido, com uma grande variedade de frutas, cuscuz, bolos, tapiocas, sucos etc.

O segundo dia é todo reservado a conhecer a cachoeira de Santo Antônio. O trajeto até a cachoeira é feito através de voadeiras e dura aproximadamente uma hora e meia.

No caminho há uma parada no chamado “cemitério nazista”. De 1935 a 1937, uma expedição comandada por Otto Schulz-Kampfhenkel, um jovem que agia muito mais como marketeiro do que como cientista. O pouco rigor científico fez com que houvesse a suspeita, baseada inclusive em falas de pessoas da expedição, de que o verdadeiro objetivo era pesquisar o terreno para uma invasão ou transformaria o Amapá na Guiana Alemã. Otto escreveu um livro e lançou um filme, ambos com o título de Mistérios da floresta infernal. Tanto filme quanto livro fizeram grande sucesso na Alemanha. Um dos integrantes da expedição, Joseph Greiner, morreu de malária e foi enterrado no local, onde foi erigida uma cruz. É um importante registro histórico e um aviso sobre uma época em que fascistas cobiçaram a Amazônia.

Pouco depois do cemitério nazista, temos a visita à cachoeira em si. A visão do paredão é impressionante. Até hoje só vi algo semelhante em Foz do Iguaçu. Embora a cachoeira de santo Antônio seja menos alta, ela é muito mais larga, o que torna a paisagem o local perfeito para fotos e o pessoal da excursão ajuda a registrar esse momento.

Por incrível que pareça, é possível tomar banho embaixo da cachoeira, pois um paredão de pedras criou uma piscina natural.

O retorno para Macapá acontece às 14 horas e a chegada é aproximadamente às 20 horas.

De todo o passeio, o único ponto negativo é a estrada de terra, que torna a viagem muito mais lenta e mais sofrida. Isso faz, por exemplo, com que não aconteçam excursões no auge do inverno amazônico, pois a chuva torna a estrada perigosa.

Um ponto a destacar é o guia Claudomir Fagundes, que conhece muito a região. Além de suas informações relevantes e acertadas, ele apresenta uma grande preocupação ambiental, sempre orientando os turistas a não deixarem lixo nos locais visitados e recolhendo o lixo produzido.

Enfim, esse é um passeio por um preço justo, que envolve belezas naturais, banhos e história. Perfeito para quem quer conhecer melhor esse estado tão rico de belezas.   

O passeio custa 597 reais por pessoa e inclui água durante todo o trajeto e a diária do hotel. É oferecido pela Poroc Turismo, que também oferece pacotes para outras atrações no Amapá. O contato é (96) 99118 3818.


A viagem começa com uma parada para fotos no Marco Zero do Equador construído pela Unifap. 
A cachoeirinha é um ótimo local para tomar banho. 
A água da Cachoeirinha é cristalina. 
A Cachoeira do Sucuriju se destaca pelo desenho único. 
Há uma parada na Fazendo Ouro Branco para degustar e comprar iogurtes... 
... e queijos. 
O café do hotel é bem servido. 
A viagem para a Cachoeira de Santo Antônio é feita em voadeiras. 

A viagem inclui uma parada no cemitério nazista. 

A Cachoeira de St. Antônio é um amplo paredão de 30 metros de altura. 

A beleza do local impressiona. 




É possível se banhar em uma piscina natural no pé da cachoeira. 


Sem comentários: