domingo, setembro 07, 2025

Capitão Marvel – Quando titãs colidem

 


Quando entrou no título do Capitão Marvel, Jim Starlin foi aos poucos inteferindo nos roteiros levando a história cada vez mais no sentido de transformar o título em uma série com tramas de ficção científica. O número 28 seria o último que ainda tinha texto de Mike Friendrich e mesmo assim apenas em algumas páginas.

Na história, Thanos está em busca do cubo cósmico com o objetivo de conquistar o universo (nessa época ainda não havia a motivação de matar metade do universo como uma oferenda à Morte).  

Os diálogos de Friendrich eram ridículos. 


Enquanto o titã louco busca o artefato, a namorada de Rick Jones busca ajuda com os Vingadores – ela que tinha sido uma das pessoas controladas por um mecanismo de Thanos.

Há alguns diálogos constrangedores de Mike Friendrich, como essa fala do Rick Jones: “Latinha, se a gente tivesse se metido mais, podíamos vender numa promoção leva dois, paga um. A verdade é que aquele Thanos é doido de carteirinha!”.

O confronto entre Thanos de Destruidor é o grande momento da história. 


O melhor momento é o capítulo focado em Thanos e na tentativa do Destruidor de impedi-lo de conseguir o cubo cósmico. O capítulo inteiro é escrito e desenhado por Jim Starlin e representa um salto de qualidade na história. Thanos cria uma “distorção de sincronia mental-temporal” para atacar o adversário, o que vira uma desculpa para Starlin viajar na narrativa, incluindo uma sequência os dois personagens distorcidos e todo tipo de viagem visual. “Primeiro seja atacado por punhos de ilusões destruídas de promessas quebradas. Agora seja ameaçado pelos fantasmas sinistros de proezas passadas... pelos intimidadores espectros sinistros de males futuros”.

Starlin usa desenhos distorcidos... 


O grande momento é uma página com 35 quadrinhos que começa com o rosto do Destruídor sendo aos poucos distorcido e até um close nos seus olhos vermelhos e assustados e termina em Thanos num processo inverso. Era Starlin trazendo toda a ousadia dos quadrinhos underground para os comics de super-heróis.

A sequência termina com uma imagem de enorme impacto de Thanos se aproximando para agarrar o cubo cósmico. Essa é provavelmente a primeira imagem que mostrou o personagem em toda a sua grandiosidade, poder e perigo.

... e uma célebre página com dezenas de quadrinhos. 


Essas seis páginas eram melhores do que tudo que já tinha sido feito com o personagem até então.

A sequência era algo tão genial que na edição seguinte o editor Roy Thomas já colocou roteiro e desenhos nas mãos de Starlin... e o resultado seria a história mais memorável do personagem.  

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