quarta-feira, fevereiro 11, 2026

Novos Titãs – Ravena

 


Uma das razões do sucesso dos Novos Titãs de Marv Wolfman e George Perez são os novos personagens, complexos e carismáticos, criados por eles para essa nova versão da Turma Titã. E entre eles, a mais interessante é Ravena, protagonista do segundo número da minissérie Tales of the New Teen Titans.

Na história, os heróis estão tendo um momento de férias no Grand Cannyon e conversam, trazendo revelações sobre seu passado. Apenas Ravena se recusa a falar. Mas um pesadelo traz o assunto à tona.


O pesadelo, aliás, é uma demonstração de como George Perez era um mestre na narrativa. Em seis quadros verticais, a personagem resiste ao seu pai, que pretende pegar para si parte da alma da garota. A distribuição vertical provoca uma sensação de estranhamento no leitor, destacando o aspecto de pesadelo da sequência.

Ao acordar aos gritos, Ravena concorda em falar sobre suas apreensões... e o leitor finalmente conhece em detalhes a origem da personagem.

Perez usa a diagramação para transmitir a sensação de pesadelo. 


Ravena é filha do demônio Trigon, que, na forma de um belo rapaz, seduz a mãe garota. Ele já havia tentado engravidar outras mulheres, mas as gestações nunca iam em frente porque as próprias mães matavam os filhos quando percebiam sua origem maligna.

Quando a mãe de Ravena se decide pelo suicídio, ela é salva por um homem que a leva para um refúgio, onde ela poderá ter a criança sem a interferência do demônio interestelar. Lá a criança aprende o dom da empatia e aprende a repreender seus sentimentos.

A mãe de Ravena foi seduzida por um belo homem... que na verdade era um demônio. 


O interessante é como a história explora o caráter dúbio da personagem. Criada pela paz, ela sente uma raiva imensa dentro de si, que pode ser usada por seu pai. Uma empata, capaz de sentir as dores dos outros e curar, ela também pode provocar a destruição do universo.

Em um grupo de adolescentes torturados por dúvidas e traumas do passado, Ravena é de longe a mais perturbada por seus próprios fantasmas... e isso faz com que ela seja a personagem mais interessante do grupo.

Trigon volta para aterrorizar a filha. 


Curiosamente, o outro grupo de grande sucesso da época, os X-men, também tinha uma personagem perturbada pelo seu lado sombrio, a Fênix.

Em tempo: essa história foi publicada no Brasil pela editora Abril em Novos Titãs 2. 

Sem comentários: