sexta-feira, fevereiro 09, 2007


A jornalista Alcinea Cavalcante teve que passar uma tarde nas dependências da Polícia Federal, onde foi indiciada por causa de um comentário de um leitor, que dizia que certo político do Amapá fede. A Polícia Federal, aparentemente, não tem muito o que fazer no Amapá e anda muito preocupada com o uso ou não de perfumes por parte de políticos.
Quem mora em estados democráticos não tem idéia de como funciona a democracia no Amapá. Sabe-se, por exemplo, que o Dono do Amapá mandou proibir a exibição do desenho animado Os Simpsons por achar que um dos personagens era uma alusão a ele.
Depois dizem que sou pessimista quando digo que o progresso da sociedade tem sido o progresso das formas repressivas, mascaradas em uma suposta democracia, que deixa de sê-lo quando estão em jogo os interesses dos poderosos.

5 comentários:

Matheus Moura disse...

Credo...digo não só pelo ocorrido com a jornalista, mas também sobre o caso dos Simpsons. Depois que passei a frequentar seu blog e de outras pessoas dai do Amapá vi é bastante singular a realidade do estado. Chega a ser curiosa.

Anónimo disse...

Olá Ivan Carlo,

Gostei muito do seu blog. É cultural, mas não deixa de ser político também. Redescobri o gosto pelas revistas em quadrinhos com meu filho, e estava mesmo querendo descobrir novas revistas voltadas para um público adulto. Vou seguir suas dicas.
Sei muito bem como funciona a mídia tradicional e a censura no Amapá. Já ouvi histórias das mais escabrosas. Os blogs e sites são finalmente um bafejo de liberdade de pensamento.
Não fazia idéia da censura aos Simpsons. É tão caricatural e grotesco que só posso pensar que o "dono do Amapá" é o Odorico Paraguassu. Aliás, como estou morando longe não consegui identificar esse tal dono..., será que você poderia dar mais pistas? Sem revelar é claro o nome do dito cujo para não levar também um processo.
Um abraço.

Gian Danton/Ivan Carlo disse...

A melhor pista é a ilustração do texto...

Gian Danton/Ivan Carlo disse...

Ah, lembre-se que este também, de certa forma, é um blog de humor...

Anónimo disse...

Valeu, acho que agora sei de quem se trata.